Sociedade

Autarquia doa equipamento aos bombeiros voluntários de Albufeira

Autarquia de Albufeira doa equipamento de proteção para combate a incêndios.

PUB
 
“Este equipamento vem melhorar em muito as condições de segurança dos operacionais que acorrem no combate aos incêndios. O número de ocorrências dispara durante o verão e torna-se necessário que os bombeiros estejam equipados adequadamente para poderem executar o seu trabalho da melhor forma possível”, explicou o comandante Luís Zeferino, da corporação de Bombeiros Voluntários de Albufeira (BVA), durante a cerimónia simbólica de entrega do Equipamento de Proteção Individual para Combate a Incêndios (EPI) florestais, urbanos e industriais, que teve lugar esta manhã, no quartel daquela Associação Humanitária. 
 
O equipamento, cujo valor total é de 24.273,21 euros, foi adquirido pela autarquia de Albufeira no âmbito do protocolo de cooperação na área da proteção civil e corpos de bombeiros, celebrado entre a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, os municípios da região e as associações humanitárias de bombeiros. 
A Câmara de Albufeira decidiu doar esse equipamento à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albufeira (AHBVA), em conformidade com o protocolo. 
 
“Os Bombeiros desempenham um importantíssimo papel na nossa comunidade quer a nível local, quer regional, tornando-se essencial que cada operacional esteja bem equipado e protegido para que possa desempenhar um bom papel e fazer face aos perigos diários a que esta profissão obriga”, salientou Carlos Silva e Sousa. O autarca de Albufeira garantiu que “o Município está atento às necessidades dos BVA e reconhece publicamente o seu inestimável valor”. 
 
Durante a cerimónia, o presidente da Câmara e a vereadora da Proteção Civil, Ana Vidigal, entregaram simbolicamente um capacete, um par de luvas e outro de botas aos “soldados da paz” como forma de assinalar a parceria. “É de todo o interesse termos este material à disposição da nossa corporação para que haja segurança e bem-estar no seio dos BVA”, concluiu José Carlos Rolo, presidente da direção da AHBVA. 
 
Refira-se que só no passado mês de junho, os Bombeiros de Albufeira registaram um total de 96 ocorrências relacionadas com incêndios (urbanos, florestais e industriais) deflagrados no concelho.