Nota da autarquia confirma que a Ponte Velha de Silves "evidencia um processo avançado de degradação, ameaçando risco iminente de colapso".
Segundo dados do relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil em 2008, do Estudo de Diagnóstico realizado por uma empresa especializada em 2015 e do Auto de Vistoria datado de abril de 2016, foi deliberado em reunião de Câmara, por unanimidade, o encerramento provisório da Ponte Velha de Silves e a consequente interdição de circulação de pessoas e veículos, marítimos e terrestres, tanto no tabuleiro, como na parte inferior da ponte.
Refira-se que a Câmara Municipal de Silves já adjudicou a elaboração de um projeto de execução técnica que foi entregue e que levará à realização da empreitada naquela infraestrutura.
Simultaneamente, a Câmara Municipal de Silves prepara o lançamento de concurso público para a execução da empreitada de “Remodelação das redes de água e saneamento”, com passagem pela Ponte Nova de Silves, que libertará a Ponte Velha das respetivas condutas.
O executivo diz ter insistido junto da Direção Regional de Cultura do Algarve no sentido de se garantir financiamento para a execução da referida empreitada (Conservação e Restauro da Ponte Velha de Silves), visto que, de momento, somente a elaboração do projeto técnico, tem comparticipação comunitária garantida.
Foto:CMS