No ano em que comemora 66 anos de vida, o Cineteatro São Brás, que abriu as suas portas ao público a 21 de dezembro de 1952, está a ser alvo de obras de conservação e manutenção, de modo a responder às necessidades atuais, num investimento municipal superior a 100.000,00 euros, anunciou a autarquia.
Nota do Município revela que os trabalhos "consistem na substituição da Teia de Palco, para que a mesma ofereça condições ideais de segurança para utilizadores do equipamento".
"Decorrem ainda trabalhos técnicos e estruturais onde se inclui a instalação de um novo ecrã para projeção, novos sistemas de abertura de cortinas motorizados e com sistema de comando programado, a instalação de novos equipamentos de boca de cena, sistemas de bambolina, sistema de suspensão de guincho para operacionalidade e manutenção, assim como a substituição de todos os panos e cortinas existentes", explica a mesma nota.
Trata-se de um investimento previsto e calendarizado no âmbito do Plano de Ação e Regeneração Urbana (PARU) de São Brás de Alportel que aguarda financiamento comunitário a 65% no âmbito da nova reprogramação do CRESC 2020 até 2020.
A autarquia diz estar já a preparar a continuidade desta intervenção, com uma 2.ª fase de trabalhos, que terá por prioridade, a substituição do palco existente.