O Corpo de Bombeiros Municipais de Olhão comemora na próxima terça feira, 29 de outubro, o seu 88.º aniversário desde a sua municipalização, em 1931.
As celebrações realizam-se no dia 2 de novembro, no parque de estacionamento municipal Bela Olhão para as quais, para além das entidades oficiais, foram convidados todos os bombeiros e famílias, adianta nota de imprensa do Município.
Nas celebrações serão promovidos 12 bombeiros voluntários que concluíram o seu estágio, integrando as fileiras do Corpo de Bombeiros Municipais de Olhão com a categoria de 3ª, seguindo-se a entrega dos troféus de reconhecimento, relativos a 2019, aos elementos que se destacaram ao serviço da comunidade.
No mesmo dia serão também apresentados os novos equipamentos que o Município adquiriu para dotar os bombeiros olhanenses das melhores condições de trabalho. Os soldados da paz receberão, assim, equipamentos de proteção individual (capacete, cógula, fato de combate a incêndios estruturais, luvas, botas e peça facial) de última geração, ao nível do que de mais inovador se utiliza a nível internacional, realça a edilidade.
Será ainda oferecido ao CBMO uma tela de salvamento, além de diversos equipamentos de apoio aos salvamentos, como capuzes de resgate a vítimas em atmosferas contaminadas. De acordo com a autarquia «trata-se de um equipamento único na região do Algarve e que ainda poucas corporações usam a nível nacional». O Município irá também entregar uma câmara térmica (drone) equipada com dispositivos para operações de socorro, salvamento e resgate.
No total, o Município investiu €170.000,00 na aquisição destes equipamentos.
O Corpo de Bombeiros Municipais de Olhão tem atualmente nos seus diferentes quadros (comando, ativo, honra e fanfarra), 141 elementos, sendo 55 funcionários da Autarquia e os restantes voluntários. Dispõe de 37 viaturas de combate a incêndios, apoio, ambulâncias, embarcações, motos, máquinas e reboques.
Recorde-se que o atual quartel-sede, situado no centro da cidade, será em breve substituído por uma estrutura construída de raíz, fora do núcleo urbano.