Política

Autárquicas: Abílio Guerreiro é candidato do PAN à Junta de Freguesia do Montenegro

 
Abílio Guerreiro é o candidato do PAN à Junta de Freguesia do Montenegro, nas eleições Autárquicas de 2021.

Em comunicado, o partido adianta que Abílio Guerreiro, é professor, reside na freguesia há mais de 15 anos. Integram também a lista as professoras Sílvia Quinteiro e Filomena Alves.
 
Para a Junta de Freguesia do Montenegro, o candidato considera ser “fundamental olhar para as grandes áreas da freguesia - Montenegro, Gambelas, Quinta do Eucalipto e Praia de Faro – e atender às necessidades específicas e aos problemas que se colocam aos residentes de cada uma delas”. Para tal, defende a implementação de “uma gestão de porta aberta, que promova nos residentes a noção de que a Junta existe para servir a população e que a sua presença e contributo será sempre bem-vinda” e que a Junta avance para modelos mais diretos e participativos.
 
Com esta candidatura, Abílio Guerreiro quer contrariar “a transformação em curso da freguesia num dormitório e parque de estacionamento, onde o alcatrão alastra ao mesmo tempo que a identidade local se esbate”. O candidato recorda que “a freguesia tem uma história e uma identidade próprias que nunca foram devidamente tratadas. As vidas dos homens e mulheres que fizeram esta freguesia nunca foi registada, nunca foi contada. Foram apagados à medida que as suas casas foram dando lugar a prédios sobre prédios. E, seguindo as atuais políticas, o presente e o futuro não se afiguram melhores.”
 
“Numa freguesia que acolhe um hospital particular, um aeroporto e uma universidade, é fundamental que a Junta trabalhe no sentido de atenuar os seus impactos menos positivos, nomeadamente em termos de trânsito, estacionamento, acessibilidades e destruição de espaços verdes, e que estabeleça com estas entidades um diálogo no sentido de se desenvolverem ações que visem a melhoria da qualidade de vida na freguesia. A Junta deverá dar passos firmes na aproximação à Academia, centro por excelência de investigação e conhecimento em áreas como a saúde, o turismo, a hotelaria, as artes, a cultura, a arquitetura paisagista, a agronomia, a biologia marinha, e a educação que são desejavelmente transferíveis para a comunidade envolvente”, reforça o candidato.