Política

Autárquicas: Álvaro Leal volta a candidatar-se pela CDU em Vila Real de Santo António

 
Álvaro Leal vai voltar a ser o cabeça de lista da CDU à Câmara de Vila Real de Santo António, depois de já ter sido candidato pela coligação PCP/PEV à autarquia em 2017, foi hoje anunciado.

Com 48 anos, Álvaro Leal é o único vereador da CDU eleito na Câmara de Vila Real de Santo António e parte para as próximas eleições autárquicas com o objetivo de chegar à presidência, incentivado pela recuperação do mandato em 2013 “e a subida em mais de 50% dos votos em 2017”, refere o PCP, que forma a Coligação Democrática Unitária (CDU) com o PEV.
 
“Um percurso que, pelo trabalho realizado, pelo projeto alternativo que comporta, pelos candidatos que apresenta, aspira legitimamente a disputar a presidência da Câmara Municipal” de Vila Real de Santo António, lê-se na nota dos comunistas sobre a candidatura de Álvaro Leal ao município.
 
Álvaro Leal integra a comissão concelhia de Vila Real de Santo António do PCP, é presidente do Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal de Castro Marim, dirigente da Associação dos Trabalhadores Autárquicos da Região do Algarve (ATARA) e cofundador da Associação Rodactiva.
 
Informático de profissão, Álvaro Leal é casado e trabalha na Câmara Municipal de Castro Marim, mas, na nota enviada, o PCP salienta que sempre esteve ligado ao concelho de Vila Real de Santo António, onde “foi membro durante vários mandatos da Assembleia Municipal” e é “vereador na Câmara Municipal desde 2017”.
 
“A candidatura da CDU afirma-se abrangente e combativa e disputará com todas as outras forças políticas o direito a gerir a autarquia, assim seja essa a vontade dos eleitores do concelho de Vila Real de Santo António”, acrescenta o PCP.
 
No comunicado, o partido destaca ainda que o percurso de e Álvaro Leal como vereador “ficou marcado pela representação dos interesses dos trabalhadores e das populações” e pelo “escrutínio e combate à ação do PSD" na autarquia”, que gere o município há 16 anos, desde 2005.
 
“A CDU divulgará durante as próximas semanas outros candidatos num processo de grande participação e convergência de muitos homens e mulheres que querem virar a página num concelho que, apesar das suas enormes potencialidades, tem estado confrontado com uma autarquia sobre-endividada, que cobra as mais altas taxas aos seus munícipes e que não tem obra nem projeto”, argumenta o PCP.
 
Além de Álvaro Leal, já anunciaram candidaturas à Câmara de Vila Real de Santo António Álvaro Araújo, pelo PS, e Luís Gomes, presidente da autarquia entre 2005 e 2017 e que volta a encabeçar a lista do PSD depois de quatro anos de interregno.
 
Luís Gomes esteve impedido de concorrer à presidência da Câmara algarvia em 2017, devido à lei de limitação de mandatos, e foi sucedido no cargo pela também social-democrata e sua vice-presidente Conceição Cabrita, que manteve a maioria absoluta para o PSD (com quatro dos sete eleitos) nas últimas eleições autárquicas.
 
Após dois períodos do PS à frente do município (1985/1993 e 1997/2005), mediado por um mandato de maioria CDU (1993/1997), o PSD venceu as eleições em 2005 e tem conservado desde então a maioria absoluta que lhe valeu quatro dos sete eleitos, conta dois do PS e um da CDU, nas eleições de 2017.
 
As eleições autárquicas irão realizar-se entre setembro e outubro.