Política

Autárquicas: Ana Poeta concorre à Câmara de Loulé por coligação Livre/BE

Ana Poeta
Ana Poeta  
A independente Ana Poeta vai ser candidata à presidência da Câmara de Loulé pela coligação formada pelo Livre e pelo Bloco de Esquerda (BE), com a participação de cidadãos independentes, anunciou a candidatura.

PUB

Ana Poeta, de 46 anos, deputada na Assembleia Municipal de Loulé, formada em Animação Socioeducativa, pós-graduada em Educação e Lazer e mestre em Educação de Adultos e Desenvolvimento Local, vai liderar a lista da Coligação “Unidos por Loulé” ao município do distrito de Faro.

A candidata tem as suas origens em Coimbra, mas Loulé foi o concelho onde escolheu fixar-se, em 2005, com o objetivo de “educar o filho e trabalhar na área do desenvolvimento local sustentável”, fomentando as “potencialidades endógenas” e criando “projetos locais integrados, coesos e demonstrativos da identidade local”, destacou a coligação em comunicado.

“Liderar a coligação progressista em Loulé, envolvendo o Livre e o Bloco de Esquerda é sinónimo de esperança e de democracia, trazendo para o debate político questões primordiais como a habitação, a saúde e a educação”, afirmou a candidata, citada no comunicado.

A candidatura liderada por Ana Poeta vai assim constituir-se como uma “alternativa sustentável” e tentar dar “resposta a novas problemáticas”, num concelho que tem uma “multiplicidade cultural”, que “estagnou e precisa urgentemente de envolver a comunidade em prol da cidadania ativa e sustentável”, considerou.

Ana Poeta tem já como adversários conhecidos nas próximas eleições para a Câmara de Loulé o socialista Telmo Pinto e o social-democrata Hélder Martins.

Nas eleições autárquicas de 2021, o PS venceu, com a maioria de 55,44% dos votos, alcançando seis mandatos, seguido da coligação PSD/CDS-PP/PPM/MPT (22,18%), com dois mandatos, e do Chega (8,68%), com um mandato.

O atual presidente da autarquia, Vítor Aleixo, não pode recandidatar-se devido à lei da limitação de mandatos.

Loulé é o concelho mais extenso e populoso do Algarve, com 763,67 quilómetros quadrados de área e 72.344 habitantes (2021).

Uma parte importante dos seus rendimentos deve-se ao setor turístico, concentrando empreendimentos de luxo como a Quinta do Lago, Vale do Lobo ou Vilamoura.

As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.

Lusa