Política

Autárquicas: Bloco de Esquerda de Faro aprovou cabeças-de-lista aos órgãos autárquicos

Aníbal Coutinho - Candidato à Câmara Municipal de Faro e Célia Gonçalves - Candidata à Assembleia Municipal de Faro
Aníbal Coutinho - Candidato à Câmara Municipal de Faro e Célia Gonçalves - Candidata à Assembleia Municipal de Faro  
O Bloco de Esquerda de Faro aprovou no passado dia 1 de junho, os cabeças-de-lista candidatos a vários órgãos autárquicos do município às próximas eleições autárquicas.

De acordo com comunicado do partido, para a Câmara Municipal Faro, o candidato é Aníbal Coutinho, para a Assembleia Municipal, foi aprovado o nome de Célia Gonçalves.
 
O partido-movimento apresenta-se a três das quatro freguesias do concelho de Faro. Para a Assembleia da União de Freguesias de Faro, o candidato é Nuno Viana; para a Assembleia de Freguesia do Montenegro, José Moreira; e para Assembleia da União de Freguesias de Conceição e Estói - João Brandão. 
 
No mesmo comunicado, o BE defende a procura de consensos em torno de um programa «que dê respostas claras ao nível local» às questões da crise climática, dos transportes e dos espaços públicos. 
 
A implementação imediata de um parque habitacional público para responder ao problema do acesso à habitação; lançar até ao final do mandato uma oferta de transporte público gratuito; a busca de soluções para promover o emprego sustentável a nível local; evoluir para mecanismos de gestão participada dos espaços e dos recursos, são alguns dos aspetos centrais do programa, que diz apresentar ao eleitorado.
 
Birografia resumida dos cabeças de lista do Bloco de Esquerda candidatos aos órgãos autárqucios de Faro.
 
CÂMARA MUNICIPAL
Aníbal Acácio Mendes Coutinho tem 58 anos, é casado e médico no Hospital de Faro. A sua formação compreende mestrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra; Especialista de Urologia pela Carreira Médica Hospitalar; competência pela Ordem dos Médicos em Codificação Clínica; Grau de Chefe de Serviço da Carreira Médica Hospitalar; Curso CAGEP (Curso Avançado de Gestão Pública) do Instituto Nacional de Administração; Cursos de Codificação Clínica e Auditoria Clínica pela Escola Nacional de Saúde Pública /Administração Central do Sistema de Saúde; Pós-Graduado em Avaliação do Dano Corporal pela New Medical School - Faculdade de Medicina da Universidade Nova de Lisboa. A sua experiência profissional inclui o cartão de Diretor do serviço de urologia do CHUA EPE; Diretor do Departamento Cirúrgico do CHUA EPE; Elemento das Direções dos Colégios das Especialidade de Urologia e da Competência em Codificação Clínica da Ordem dos Médicos; Médico auditor e responsável pela Codificação Clínica do CHUA EPE; Ex-Adjunto da Direção Clínica do Hospital de Faro EPE (durante 8 anos); perito médico do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses. Foi candidato na lista do Bloco de Esquerda pelo círculo eleitoral do Algarve à Assembleia da República nas mais recentes eleições legislativas.
 
ASSEMBLEIA MUNICIPAL
Célia Alves Gonçalves é investigadora, tem 40 anos, e nasceu em Póvoa de Lanhoso, Braga. É licenciada em Património Cultural e doutorada em Arqueologia pela Universidade do Algarve, onde exerce atualmente a sua atividade profissional. A ligação à região do Algarve e a Faro remonta à sua infância, quando se mudou com a família aos seis anos de idade, considerando ser Faro, cidade que a acolheu, a sua terra natal. Frequentou a escola EB 2,3 Doutor Joaquim Magalhães e a Escola Secundária Tomás Cabreira, envolvendo-se ativamente no movimento associativo estudantil. Atualmente é membro da Coordenadora Concelhia de Faro do Bloco de Esquerda.
 
ASSEMBLEIA FREGUESIA MONTENEGRO
José Moreira, 54 anos, nascido em Lisboa, Licenciado em Química pela Universidade de Lisboa, Doutor em Química - Física pela Universidade de Santiago de Compostela na Galiza - Estado Espanhol. Atualmente é Professor e Investigador na Universidade do Algarve. A viver no Montenegro, desde 1999, é ativista e dirigente do Sindicato Nacional do Ensino Superior, participação cívica em diversas associações de defesa do ambiente, ativista do Bloco de Esquerda. Foi membro do Conselho Geral da Universidade do Algarve e da Assembleia Municipal de Faro.
 
ASSEMBLEIA DA UNIÃO DE FREGUESIAS DE FARO
Nuno André Dias Rosa Viana é designer, tem 45 anos, e é natural de Tavira. Foi assessor do Bloco de Esquerda, destacado para o Algarve, durante uma década, garantindo o apoio permanente à estrutura distrital do partido durante aquele período. Enquanto trabalhador independente na sua área de formação realizou, sobretudo, trabalhos no domínio gráfico e da comunicação visual, tendo tido oportunidade para trabalhar em parcerias várias, quer privadas como públicas. Realizou estágio profissional no Centro de Artes Performativas do Algarve, onde teve oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre o setor da cultura e criação artística. A colaboração com o universo dos coletivos associativos é remota, disponibilizando-se a dar apoio à área da comunicação e imagem. Tem como paixão de sempre a Ria Formosa e o mar. Fez vela ligeira no Clube Náutico de Tavira e “surfou” ondas um pouco por todo o Algarve e Sudoeste Alentejano.
 
ASSEMBLEIA DA UNIÃO DE FREGUESIAS DE CONCEIÇÃO E ESTÓI
De 68 anos de idade, João Carlos P.P. Brandão é Professor Associado aposentado da Universidade do Algarve onde coordena projetos de investigação ligados à química do espaço interestelar, da atmosfera e da combustão de hidrogénio. Autor do livro, “O Problema Colonial”, editado pela Assírio e Alvim em 1974, é membro da direção da CÍVIS, Associação para o Aprofundamento da Cidadania e é o Coordenador Regional do Algarve da APRe!, Aposentados, Pensionistas e Reformados. Desempenhou funções de dirigente distrital do Algarve e é membro da Comissão Concelhia de Faro do Bloco de Esquerda.