A coligação "Faro Capital da Confiança" foi apresentada como uma iniciativa "inédita" entre cinco partidos que consideram ter um grau de "abrangência" nunca vista até agora, desde o aparecimento da Democracia em Portugal.
Cristóvão Norte afirmou com ironia que a coligação tem a fragilidade de poder ser acusada de ter partidos de todo o espetro político: direita, centro e esquerda.
O social-democrata já tinha apresentado a sua candidatura à presidência da Câmara de Faro nas autárquicas deste ano no final de maio, acompanhado por José Macário Correia que concorre, pela mesma coligação, à presidência da Assembleia Municipal da autarquia.
Cristóvão Norte, de 48 anos, que é o presidente do PSD Algarve, tem uma licenciatura em Economia, outra em Direito e uma pós-graduação em Assuntos Europeus, tendo sido vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD na legislatura anterior.
O candidato concorre ao lugar ocupado até agora por Rogério Bacalhau, também do PSD, impossibilitado de se recandidatar devido à lei de limitação de mandatos.
Cristóvão Norte voltou a realçar a necessidade de desenvolver o concelho de Faro de forma a que este seja "atrativo" e forneça "qualidade de vida" aos que aí vivem, ao mesmo tempo que se afirme como "uma grande capital regional".
O candidato criticou a "escassa possibilidade" que Faro tem tido para libertar fundos para construir infraestruturas essenciais numa capital regional, como a construção de um pavilhão multiúsos, entre outras.
Cristóvão Norte também gostaria que o Aeroporto Gago Coutinho contribua para assegurar uma compensação às externalidades negativas que produz, principalmente na freguesia de Montenegro, melhorando o nível de vida das pessoas que aí vivem.
O social-democrata tem já como adversário conhecido nas próximas eleições para a Câmara de Faro o socialista António Miguel Pina, presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), que conclui o seu terceiro mandato à frente da autarquia vizinha de Olhão e não se pode recandidatar nesse concelho, devido à lei de limitação de mandatos.
Outro candidato à autarquia da capital algarvia é o advogado Duarte Baltazar pela coligação formada pelo PCP e pelo PEV.
Nas últimas eleições autárquicas para a Câmara de Faro, em 2021, a coligação liderada pelo PSD venceu, com 47,76% dos votos, elegendo seis dos nove vereadores em disputa, enquanto o PS ficou na segunda posição, com 30,58 %, garantindo os restantes três eleitos.
A coligação PCP-PEV em terceiro lugar, com 6,48% dos votos, e o Chega em quarto, com 5,13%, não conseguiram eleger qualquer vereador.
O concelho de Faro tem 67.566 habitantes (2021) e uma superfície de 201,2 km2 , estando dividido em quatro freguesias: União de Freguesias de Faro, Montenegro, União de Freguesias de Conceição e Estoi, e Santa Bárbara de Nexe.
O município é limitado a norte pelo de São Brás de Alportel, a leste por Olhão, a oeste por Loulé e a sul com o oceano Atlântico.
Lusa