“A CDU avança de forma determinada e confiante para a batalha eleitoral […], apresentando-se como a força política capaz de assegurar uma gestão do poder local correspondente aos interesses dos trabalhadores e da população do concelho de Aljezur”, lê-se numa nota divulgada pela estrutura partidária.
Carlos Miguel Sêco, de 33 anos, natural e residente em Aljezur foi o nome escolhido “para recuperar o eleitorado jovem/adulto, num concelho que já pertenceu à CDU”, disse à Lusa o responsável da concelhia comunista, Angêlo Nascimento.
“O Miguel é um jovem conhecido e é a nossa aposta para dar esperança de vida e fixar a juventude num concelho que está envelhecido”, afirmou.
O candidato integra a comissão política concelhia do PCP há oito anos, tendo sido eleito em 2013 para a Assembleia de Freguesia de Aljezur, no primeiro ano em que integrou as listas desta estrutura partidária.
A coligação adianta que o seu projeto de “trabalho, honestidade e competência, tem sido uma referência” na batalha eleitoral para as autárquicas de outubro, com equipas compostas por homens e mulheres profundamente ligados à vida das freguesias e do concelho.
Carlos Miguel Seco tem como adversários já conhecidos na corrida à presidência da Câmara de Aljezur o atual presidente José Gonçalves (PS), Manuel Marreiros (movimento independente Renascer) e Fernando Cortes (Chega).
Nas últimas eleições autárquicas para a Câmara de Aljezur, em 2021, o PS foi o partido mais votado (44,69% e três vereadores), seguido pelo movimento independente Renascer (41,82% e dois vereadores), pelo PSD/PSD (4,97%), pelo PCP-PEV (4,16%) e pelo Chega (1,07%).
O município tem 323,50 km2 de área e 6.161 habitantes (2021), estando dividido em quatro freguesias: Aljezur, Bordeira, Odeceixe e Rogil.
O concelho é limitado a norte pelo município de Odemira (Baixo Alentejo), a leste pelo de Monchique, a sueste por Lagos, a sudoeste por Vila do Bispo e a oeste tem uma extensa costa no oceano Atlântico, fazendo ainda a sua zona litoral parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
As eleições autárquicas estão marcadas para o dia 12 de outubro.
Lusa