Em comunicado, a CDU refere que Antonino Costa foi o nome que resultou de “um processo de auscultação”, desenvolvido ao longo dos últimos meses junto de militantes do Partido Comunista Português (PCP) e de outros cidadãos sem filiação partidária, mas com reconhecida ligação à vida do concelho.
O candidato, de 59 anos, com especialidade em reabilitação, integra desde 2023 a equipa de enfermagem da Unidade de Cuidados Continuados do Centro de Saúde de São Brás de Alportel.
Atualmente é dirigente sindical, dirigente da Associação de Defesa do Património e do Ambiente Al-Portel e pertence ao quadro de reserva dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel, com a categoria de oficial bombeiro de 2.ª, lê-se na nota.
Natural de Vila Meã, no concelho de Lamego, distrito de Viseu, Antonino Costa reside há vários anos no concelho algarvio de São Brás de Alportel, município onde quatro anos depois volta a disputar a presidência da Câmara.
Segundo a CDU, a repetição da candidatura de Antonino Costa “foi uma decisão amadurecida e convicta”, com o objetivo de reforçar a votação e o número de eleitos da coligação, fortalecendo a capacidade de intervenção em defesa dos interesses das populações”.
Ao mesmo tempo, adianta, visa “melhorar a qualidade de vida no concelho e a afirmação de um poder local verdadeiramente democrático e participado”.
“A CDU apresenta-se no próximo ato eleitoral com um projeto coerente, sólido e enraizado na realidade do concelho, […] sendo os candidatos a expressão viva dos valores que distinguem este projeto político: trabalho, honestidade e competência”, aponta.
Antonino Costa tem como adversários já conhecidos na corrida à presidência da Câmara de São Brás de Alportel nas eleições autárquicas de outubro, a atual vice-presidente da autarquia Marlene Guerreiro (PS), o engenheiro civil Bruno Sousa Costa, pela coligação PSD/CDS-PP e o advogado, economista e empresário Mário Botelho (Chega).
A Câmara de São Brás de Alportel é presidida há 12 anos pelo socialista Vítor Guerreiro, que está impedido de se recandidatar pela lei de limitação de mandatos.
Nas eleições autárquicas de 2021, o PS venceu com 58,56% dos votos, conquistando três dos cinco mandatos em disputa, seguido do PSD (29,75%), com dois vereadores.
A CDU foi a terceira força politica mais votada ao arrecadar 4,69%, seguida do Chega (2,99%) e do CDS-PP (0,61%).
As eleições autárquicas estão marcadas para o dia 12 de outubro.
Lusa