Com 49 anos, Filomena Sintra ascendeu à presidência da autarquia após Francisco Amaral ter renunciado ao cargo, a meses do final do seu terceiro e último mandato na autarquia, e vai agora encabeçar a lista social-democrata à Câmara de Castro Marim nas próximas eleições autárquicas, na expectativa de manter o domínio que o partido conserva no município desde a década de 1990.
Licenciada em Gestão de Empresas, com pós-graduação em Economia Regional e Desenvolvimento Local, Filomena Sintra também é Técnica Oficial de Contas e exerceu, como vereadora da Câmara de Castro Marim durante a presidência de José Esteves (PSD), antes de ser vice-presidente ao longo dos três mandatos do sucessor, Francisco Amaral, na liderança do município.
Filomena Sintra propõe-se liderar um projeto com “várias inspirações ideológicas” e com “confiança e esperança renovadas”, marcado pela “firmeza e proximidade” com a população, destacou a candidatura, após a apresentação pública dos candidatos, realizada na sexta-feira, em Altura, a única freguesia do litoral do concelho de Castro Marim, que tem a maioria do seu território na serra, no sotavento (este) algarvio.
A candidata destacou a “experiência” que acumulou desde que exerce funções autárquicas em Castro Marim e disse ter uma “visão clara para o futuro” do concelho, sustentado na “responsabilidade, dedicação e amor à terra” que representa há cerca de duas décadas, segundo a candidatura.
Filomena Sintra tem já como rival conhecido nas próximas eleições autárquicas para a Câmara de Castro Marim Ricardo Cipriano, do PS.
O executivo camarário em Castro Marim tem cinco elementos e a sua composição atual é dividida entre três eleitos do PSD e dois do PS.
Em Castro Marim, as últimas eleições autárquicas, em 2021, foram ganhas pelo PSD, com 56,18% dos votos, seguido pelo PS, que ficou na segunda posição, com 31,32%, à frente do Chega, terceiro, com 4,69%, e da CDU, quarta, com 3,72%.
Castro Marim está localizado cerca de 50 quilómetros a este de Faro e é delimitado a oeste por Tavira, a sul por Vila Real de Santo António, a norte por Alcoutim e a este pelo rio Guadiana, que delimita a fronteira sul de Portugal com Espanha.
As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.
Lusa