Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Viegas lidera a lista da AD na corrida à liderança da autarquia de Lagos, 16 anos depois de ter deixado a presidência do município vizinho de Vila do Bispo.
Gilberto Viegas foi presidente da Câmara de Vila do Bispo durante 12 anos, entre janeiro de 1998 e outubro de 2009, eleito pelo PSD, e exerceu posteriormente o cargo de diretor regional de Economia do Algarve, durante três anos.
Antes de ter sido eleito para a presidência da autarquia de Vila do Bispo, o candidato iniciou o seu percurso na política autárquica em 1989 enquanto vereador na Câmara de Lagos, cidade onde reside há 42 anos, e onde exerceu a atividade profissional como professor.
Na opinião do candidato social-democrata, o seu passado político impulsionou-o “a encabeçar esta candidatura, apostando na liderança, na experiência, no compromisso e na confiança”.
Gilberto Viegas propõe ser “a mudança”, argumentando que acredita que “é possível fazer diferente e melhor na habitação, saúde, ambiente urbano, juventude e na mobilidade”.
“Durante 12 anos exerci o cargo de presidente da Câmara de Vila do Bispo com resultados que são conhecidos e reconhecidos na área económica e social, nos equipamentos e infraestruturas em toda a área do município”, argumenta o candidato na nota de lançamento da sua candidatura.
O candidato adianta que a equipa que vai disputar a Câmara de Lagos “nasceu da vontade genuína de construir um concelho mais justo, mais dinâmico e mais sustentável para os seus residentes”.
Gilberto Viegas tem como adversários já conhecidos na corrida autárquica o atual presidente da autarquia Hugo Pereira (PS), Luís Barroso (“Lagos Com Futuro” - Nós, Cidadãos!/PAN), Alexandre Nunes (CDU), Paulo Rosário (Chega) e Maria Loureiro Lemos (Livre).
Nas eleições autárquicas de 2021, o PS venceu com a maioria de 53,47% dos votos, alcançando cinco mandatos, seguido do PSD (12,9%), com um mandato, e da CDU - coligação que junta o Partido Comunista Português (PCP) e Partido Ecologista Os Verdes (PEV) - com 9,1% e um mandato.
Com uma área de 212,99 quilómetros quadrados, o município está dividido em quatro freguesias: São Gonçalo de Lagos, Odiáxere, Luz e a União de Freguesias de Bensafrim e Barão de São João.
De acordo com os Censos de 2021, o concelho de Lagos tinha uma população residente de 33.494 pessoas.
As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.
Lusa