Em declarações à agência Lusa, Hélder Martins revelou que existem relatos “de algumas anormalidades” naquela que é uma das freguesias mais populosas do concelho, nomeadamente o “desaparecimento de atas e de editais”, havendo uma questão processual “que merece ser revista”.
“Atendendo a alguns incidentes em Quarteira, com votos que já tinham ido para Loulé e voltaram para trás, parece-nos que isto deverá ser alvo de uma confirmação”, apontou o candidato social-democrata e cabeça de lista da coligação.
Hélder Martins explicou que será feito “um pedido de confirmação dos números, ou seja, a recontagem dos votos e a verificação se essa contagem corresponde ao que está nas atas, porque pode haver um erro de transcrição”.
“Não temos indicações de que haja o que quer que seja, só gostaríamos era de ficar definitivamente esclarecidos sobre este ponto”, realçou.
O candidato adiantou que a recontagem dos votos visa garantir “total transparência e rigor” no processo eleitoral, assegurando que todos os votos “sejam corretamente contabilizados”.
“Não podemos dizer nada sobre os votos que já foram considerados válidos, mas podemos pedir a confirmação da contagem de Quarteira, porque assim que terminar a reunião da Assembleia de Apuramento Geral, que decorre hoje, os votos e os resultados serão definitivos”, concluiu Hélder Martins.
Na Freguesia de Quarteira, votaram 9.011 dos 21.507 eleitores inscritos, tendo sido contabilizados 3.949 votos para o PS (43,82%), 2.660 para a coligação “Fazer Melhor” (29,52%) e 1.932 votos para o Chega (21,44%).
A coligação Bloco de Esquerda /Livre conquistou 136 votos (1,51%), a CDU (Coligação PCP/PEV) 127 votos (1,41%) e o Volt Portugal 34 votos (0,38%).
O socialista Telmo Pinto, antigo presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, ganhou as eleições autárquicas de domingo para a presidência da Câmara de Loulé com um total de 11.836 votos (38,12 por cento), apenas mais 79 do que os obtidos pela coligação encabeçada por Hélder Martins, que obteve 11.757 votos (37,86%).
O Chega foi a terceira força política mais votada, com 5.509 votos (17,74%), seguida da coligação BE/Livre (574, 1,85%), CDU (508) e Volt (109, 0,35%).
O pedido de recontagem dos votos será apresentado ainda hoje ao juiz competente do Tribunal de Loulé, que decidirá se haverá nova contagem antes da publicação oficial dos resultados.