“O nosso objetivo é claro: construir uma cidade moderna, saudável e ambientalmente responsável, que prepare o futuro sem esquecer a qualidade de vida dos cidadãos de hoje”, refere o candidato numa nota publicada nas redes sociais.
João Teixeira Simplício, de 54 anos, natural de Angola, reside em Portimão e é atualmente o coordenador distrital do ADN no Algarve e conselheiro nacional do partido.
Licenciado em Gestão Bancária e Gestão Hoteleira, o candidato aponta entre as prioridades, “a valorização e proteção de espaços naturais, garantindo acesso gratuito e condições de utilização para todos os munícipes”.
A intenção é promover o lazer, o desporto e o contacto direto com a natureza, aponta.
“O nosso compromisso é claro: fazer de Portimão um município de referência ambiental, onde o desenvolvimento económico caminhe lado a lado com a proteção do território e o bem-estar da comunidade”, realça.
João Teixeira Simplício tem como adversários já conhecidos na corrida à presidência autárquica de Portimão, o atual presidente, Álvaro Bila (PS), Carlos Gouveia Martins (coligação PSD/CDS/IL), João Vasconcelos (BE), João Graça (Chega) e Nuno Cordas (CDU).
Nas eleições autárquicas de 2021, os socialistas alcançaram a maioria com 39,88% de votos, conquistando cinco mandatos, seguidos pela coligação PSD/MPT/PPM (17,54%), com dois mandatos.
A coligação CDS-PP/Nós, Cidadãos!/Aliança (13,03%) e o Chega (10,16%) conseguiram um eleito, cada um.
O concelho de Portimão tem uma área de 182,06 quilómetros quadrados e 60.278 habitantes (Censos de 2021), estando subdividido em três freguesias: a que inclui a cidade de Portimão, a de Alvor e a da Mexilhoeira Grande.
As eleições autárquicas vão realizar-se em 12 de outubro deste ano.
Lusa