Política

Autárquicas: João Vasconcelos candidata-se pela coligação BE/Livre à Câmara de Portimão

João Vasconcelos
João Vasconcelos  
O professor João Vasconcelos vai recandidatar-se à presidência da Câmara de Portimão, encabeçando nestas eleições autárquicas a coligação “Unidos Por Portimão”, que junta o Bloco de Esquerda e o Livre, foi hoje divulgado.

PUB

João Vasconcelos, dirigente distrital do Bloco de Esquerda (BE), é natural de Portimão e professor de História no Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, tendo sido o fundador e porta-voz da Comissão de Utentes da Via do Infante, movimento que desde 2010 lutou para a abolição das portagens no Algarve.

O candidato foi eleito deputado municipal em 2005, tendo igualmente sido vereador em 2013 e 2017 na Câmara Municipal de Portimão e deputado na Assembleia da República, eleito pelo círculo de Faro, em 2015 e 2019, refere um comunicado enviado pela candidatura.

“Trata-se de uma candidatura democrática, progressista e determinada, constituída por mais de 90% de candidatos e candidatas independentes, onde impera a diversidade, com uma paridade próxima dos 50% entre ambos os sexos, que alia a irreverência e dinamismo da juventude com a experiência e conhecimento dos mais velhos”, lê-se na nota.

João Vasconcelos pertenceu à Direção Central do Sindicato de Professores da Zona Sul e ao Conselho Nacional da Federação Nacional de Professores (FENPROF).

O candidato envolveu-se na luta contra a Taxa Municipal de Proteção Civil em Portimão, pela defesa da Ria de Alvor, contra a ‘troika’, pela defesa do Hospital de Portimão e nas lutas dos docentes e outros profissionais de educação, acrescenta a nota.

“Os seus compromissos são para com os portimonenses com a exigência de mais casas para morar a custos acessíveis, por um ambiente e desenvolvimento sustentável […] e impedir projetos imobiliários em áreas sensíveis e protegidas […]”, conclui.

João Vasconcelos tem como adversários já conhecidos o atual presidente da Câmara, Álvaro Bila (PS), Carlos Gouveia Martins (PSD/CDS-PP/IL) e João Graça (Chega).

Nas eleições autárquicas de 2021, os socialistas alcançaram a maioria na Câmara de Portimão, com 39,88% de votos, conquistando cinco mandatos, seguidos pela coligação PPD/PSD/MPT/PPM (17,54%), com dois mandatos.

A coligação CDS-PP/Nós Cidadãos!/A]TUA (13,03%) e o Chega (10,16%) conseguiram um eleito, cada um.

De acordo com os Censos de 2021, Portimão tinha uma população residente de 59.896 pessoas.

Lusa