Para a CDU, existem "profundas desigualdades sociais em Albufeira". "Falta habitação acessível para os trabalhadores que vivem em situação difícil devido à precariedade e sazonalidade no setor do turismo, aprofundando as desigualdades e caracterizando o modelo implantado, que trás riqueza para poucos e insegurança para muitos".
Numa nota divulgada, a coligação refere que apesar de Albufeira ser uma cidade turística de "excelência", propõe a diversificação da economia, valorizando a pesca, a agricultura e outras atividades produtivas que o concelho proporciona.
Os cabeças de lista em Albufeira são: Manuela Vardasta – 1.ª Candidata à Câmara Municipal de Albufeira; Rui Pimenta – 1.º Candidato à Assembleia Municipal de Albufeira; Custódia Guerreiro – 1.ª Candidata à Assembleia de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água; Filipe Leonardo – 1.º Candidato à assembleia de Freguesia das Ferreiras; Ana Paula Sacramento – 1.ª Candidata à Assembleia de Freguesia de Paderne e Manuela Alves – 1.ª Candidata à Assembleia de Freguesia da Guia.
A CDU compromete-se a intervir na "defesa dos trabalhadores do município, da hotelaria e da restauração, dos pescadores, dos agricultores, dos micro e pequenos empresários, dos jovens e dos estudantes, das associações e coletividades, dos desportistas e dos reformados e pensionistas", lê-se na missiva.