Maria José Madeira tem 51 anos, é natural de Tavira, reside há 50 anos em Altura, a única freguesia do concelho situada no litoral, e trabalhou numa cadeia de supermercados, tendo despenhado funções nos órgãos de representação dos trabalhadores, destacou a CDU num comunicado.
A candidata é também dirigente sindical, desempenhando na atualidade as funções de coordenadora regional do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) e integrando a comissão executiva da União dos Sindicatos do Algarve (USAL).
Maria José Madeira integra ainda a Comissão para a igualdade entre Mulheres e Homens (CIMH) da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN) e a comissão concelhia de Castro Marim do PCP.
Com o anúncio da candidatura de Maria José Madeira, a CDU “avança na preparação das eleições autárquicas de [12 de] outubro”, em que procura “alcançar representação nos órgãos municipais”, indicou a formação política.
“A CDU faz falta a Castro Marim, ao concelho, às suas freguesias, às suas populações. A CDU é reconhecida pelo seu projeto distintivo e conta com gente séria ao serviço das populações, é a voz que não cala injustiças e exige respostas para a vida da maioria”, considerou ainda a coligação.
Maria José Madeira tem como adversários para a Câmara de Castro Marim nas próximas eleições autárquicas a Ricardo Cipriano (PS) e a Filomena Sintra (PSD), atual presidente, depois de ter substituído na presidência, em março, Francisco Amaral, que se encontrava no limite legal de três mandatos consecutivos e não se podia recandidatar.
O executivo camarário em Castro Marim tem cinco elementos e a sua composição atual é dividida entre três eleitos do PSD e dois do PS.
Em Castro Marim, as últimas eleições autárquicas, em 2021, foram ganhas pelo PSD, com 56,18% dos votos, seguido pelo PS, que ficou na segunda posição, com 31,32%, à frente do Chega, terceiro, com 4,69%, e da CDU, quarta, com 3,72%.
Castro Marim está localizado cerca de 50 quilómetros a este de Faro e é delimitado a oeste por Tavira, a sul por Vila Real de Santo António e pelo Oceano Atlântico, a norte por Alcoutim e a este pelo rio Guadiana, que delimita a fronteira de Portugal com Espanha.
As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.
Lusa