Política

Autárquicas: PAN apoia recandidatura de Álvaro Araújo em Vila Real de Santo António

 
O PAN anunciou oficialmente o seu apoio à recandidatura de Álvaro Araújo (PS) à presidência da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António. Segundo comunicado do partido, o entendimento resultou de um acordo político que "reforça a cooperação entre as duas forças e estabelece compromissos claros em matérias de bem estar animal, habitação, sustentabilidade e transparência na governação".

PUB

Entre os pontos que pesaram para este apoio, o PAN fala da criação da figura do Provedor do Bem Estar Animal, a contratação de mais um médico veterinário para o concelho, o avanço da construção de um Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) exclusivo ao concelho, e a construção de abrigos para colónias de animais georreferenciadas, com apoio logístico aos cuidadores de colónias. O PAN regista que "estas e outras medidas integram-se numa estratégia mais ampla de proteção e bem estar animal que, segundo o acordo, será uma das prioridades no próximo mandato".

Na área da habitação, o partido diz que foram discutidas medidas como a criação do Fundo Municipal de Habitação Acessível, programas de apoio a jovens e estudantes e a reabilitação de imóveis devolutos para arrendamento a custos controlados, num esforço "para fixar população e responder a carências habitacionais no concelho".

Além destas áreas, foram também debatidos temas como transparência e integridade na gestão municipal, democracia e participação cidadã, gestão de serviços públicos e bens comuns, sustentabilidade ambiental, económica e social, valorização do património, cultura e educação, planeamento urbano e mobilidade sustentável, orçamento climático e a proteção da Ria Formosa.

Para Saúl Rosa, Porta-Voz Distrital do PAN «apoiamos a candidatura de Álvaro Araújo porque este executivo demonstrou ser capaz de inverter anos de degradação financeira e estrutural, reduzindo de forma expressiva a dívida municipal e devolvendo credibilidade à governação local. Foram quase 16 milhões de euros em apenas dois anos. Além disso, é de louvar a disponibilidade para o diálogo com que Álvaro Araújo sempre se prontificou em demonstrar para a criação de pontes e de entendimentos em prol do município».

O representante do PAN realça que a criação da Provedoria do Bem Estar Animal «será um marco importante, garantindo uma resposta organizada e eficaz a situações de abandono, maus tratos e resgates, bem como o reforço do programa CED».

Com este acordo, Saúl Rosa explica que comprometeu-se apoiar o município na obtenção de financiamento governamental através de candidaturas a programas como o de construção e modernização de CROA e ao Fundo Ambiental, «para que estas medidas sejam concretizadas com maior rapidez e sem sobrecarregar o orçamento local». 

O acordo assinado prevê ainda a integração de candidatos do PAN nas listas do PS para a Câmara Municipal e Assembleia Municipal, assegurando autonomia política e capacidade de intervenção própria.