Política

Autárquicas: Presidente eleita em Vila do Bispo pelo PSD fala em "vitória da mudança"

Paula de Freitas, eleita presidente da Câmara de Vila do Bispo
Paula de Freitas, eleita presidente da Câmara de Vila do Bispo  
A presidente eleita da Câmara de Vila do Bispo, que conquistou a autarquia ao PS pelo PSD, disse hoje à Lusa tratar-se de uma "vitória da mudança" ao fim de uma "inércia de 16 anos".

PUB

“Foi uma vitória da mudança, porque o povo considera que o concelho precisa de uma mudança”, disse Paula Freitas, que venceu as eleições autárquicas de hoje no concelho algarvio.

O PSD conquistou hoje a Câmara de Vila do Bispo, elegendo como presidente Paula Freitas e obtendo dois dos cinco mandatos em disputa, após 16 anos de liderança socialista.

Paula Freitas sucede no cargo à socialista Rute Silva, que liderou o executivo autárquico, sem maioria, durante um mandato, não tendo conseguido ser reeleita.

De acordo com dados provisórios do Ministério da Administração Interna (MAI), o PPD/PSD obteve 40,85% dos votos, tendo o PS sido o segundo partido mais votado, com 39,24% dos votos, alcançando dois mandatos.

O Chega alcançou o terceiro melhor resultado, com 14,45%, obtendo um mandato, seguido da CDU (PCP/PEV), quarta, com 3,70%.

“O concelho precisava de evoluir e viram que eu era a pessoa com a capacidade para tirar Vila do Bispo desta inércia de 16 anos de governação socialista”, apontou Paula Freitas em declarações à agência Lusa.

De acordo com a presidente eleita, a “vitória de hoje reflete também o trabalho de quatro anos enquanto vereadora e uma campanha eleitoral feita com o coração”.

Questionada sobre as dificuldades que pode enfrentar na governação num executivo sem maioria, Paula Freitas disse acreditar “em todos os eleitos para construir um concelho melhor”.

“Acredito que todos querem o melhor para Vila do Bispo”, concluiu.

Paula Freitas, de 61 anos, licenciada em Engenharia Química, já tinha encabeçado a lista da coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM nas eleições de 2021, que na altura foi a terceira força política mais votada, com 23,97% dos votos.

Entre 2002 e 2005, integrou o executivo municipal, então liderado por Gilberto Viegas (PSD), como vereadora e vice-presidente da Câmara de Vila do Bispo, com os pelouros da educação, ação social, cultura, ambiente, águas e saneamento, cemitérios e toponímia.

Paula Freitas tinha como adversários Rute Silva (PS), Afonso Nascimento (Chega) e Bruno Boaventura (CDU).

De acordo com os dados do MAI, o PPD/PSD venceu igualmente a corrida eleitoral para a Assembleia Municipal de Vila do Bispo, com 41,49%, elegendo sete mandatos, seguido do PS (36,79%, seis mandatos), do Chega (14,04%, dois mandatos) e da CDU (5,43%), que não alcançou nenhum mandato.