O candidato do PSD à Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, anunciou hoje que pretende repovoar a baixa da cidade com estudantes da Universidade do Algarve (UAlg) a viver nos imóveis reabilitados e com rendas acessíveis.
“Estivemos a falar com o senhor reitor para no futuro podermos ter algum protocolo [com vista] a rendas mais acessíveis (…) e conseguir trazer mais estudantes para a baixa de Faro”, disse à Lusa o candidato social-democrata, depois de reunir hoje com o reitor da UAlg, João Guerreiro.
À margem de uma reunião com o reitor no âmbito da campanha eleitoral para as autárquicas, Rogério Bacalhau disse que falou com João Guerreiro sobre o “futuro da cidade integrando o futuro da Universidade do Algarve”, designadamente sobre o repovoamento da baixa de Faro com estudantes do ensino superior.
“A reabilitação urbana, para além do aspeto, se não for acompanhada por um repovoamento não serve de nada”, defendeu o candidato do PSD, acrescentando que as habitações têm características específicas que servem “perfeitamente” para os estudantes universitários.
As habitações “têm poucas áreas, ruas estreitas, sem estacionamento, e não são muitas vezes adequadas às famílias com filhos, mas para estudantes adequam-se perfeitamente”, bem como para indústrias ligadas a novas tecnologias e indústrias criativas, ateliês para gente jovem.
A candidatura de Rogério Bacalhau ambiciona também estabelecer protocolos com a UAlg para transformar os estudantes Erasmus em “embaixadores” do concelho ao nível da difusão turística além-fronteiras.
Rogério Bacalhau pretende proporcionar condições aos estudantes Erasmus ao nível da prática da modalidade desportiva no Centro Náutico [da Praia de Faro] e levá-los a fazer roteiros turísticos.
A UAlg recebe todos os anos letivos cerca de mil alunos Erasmus.
Algarve Primeiro:Lusa