Sociedade

Autárquicas: Rogério Bacalhau quer reabilitar bairo da Horta da Areia em Faro

O candidato da coligação «Juntos por Faro», Rogério Bacalhau (PSD), quer reabilitar o bairro da Horta da Areia, situado junto à Ria Formosa, em Faro, onde vivem cerca de 60 famílias em condições precárias.

PUB
 
O candidato da coligação «Juntos por Faro», Rogério Bacalhau (PSD), quer reabilitar o bairro da Horta da Areia, situado junto à Ria Formosa, em Faro, onde vivem cerca de 60 famílias em condições precárias. 
 
Se for eleito nas próximas autárquicas, o candidato prevê até ao final do mandato conseguir realojar as famílias que vivem em barracas e melhorar as condições de habitabilidade das que residem em casas de alvenaria, disse hoje o próprio à Lusa. 
 
O social-democrata falava à margem da apresentação das listas que compõem a sua candidatura, que decorreu num hotel em Faro e na qual participaram o porta-voz do PSD, Marco António Costa, e o secretário-geral do CDS/PP, António Carlos Monteiro. 
 
"O nosso objetivo é, no final do mandato, termos aquelas pessoas a viverem com maior dignidade", sublinhou, assumindo que, caso seja eleito e avance com a reabilitação do bairro, não haverá condições financeiras para realojar todos os 200 habitantes. 
 
O bairro da Horta da Areia foi criado na década de 1970, após a revolução de 25 de abril de 1974, para albergar provisoriamente as famílias oriundas das colónias que Portugal detinha em África, situação que se prolongou até hoje. 
 
Segundo o candidato, que classificou as condições de vida naquele bairro como vergonhosas, é necessário construir soluções que dignifiquem a vida daqueles munícipes, para que sintam "tão farenses como todos os outros". 
 
Outra das suas prioridades é que a autarquia possa voltar a apoiar financeiramente as associações do concelho, que desde há dois anos apenas recebem apoio logístico da Câmara de Faro, devido às dificuldades financeiras do município. 
 
Na área social, o candidato compromete-se a alargar o número de famílias que recebem apoios educativos e que usufruem de taxas sociais na água e resíduos sólidos, a dinamizar o banco de Voluntariado Municipal e a criar um passe de transporte social. 
 
Rogério Bacalhau, que é o atual vice-presidente da autarquia, concorre à Câmara de Faro pela coligação «Juntos por Faro», que junta PSD, CDS/PP, Partido da Terra/MPT, Partido Popular Monárquico (PPM) e Movimento de Independentes do Montenegro. 
 
Nas anteriores autárquicas, Macário Correia (PSD) já se tinha candidatado pela coligação «Faro está Primeiro», que alcançou a maioria absoluta na Câmara de Faro com 130 votos (0,4%) de vantagem sobre José Apolinário (PS), que acabara de cumprir o seu primeiro mandato na autarquia. 
 
O atual candidato social-democrata à Câmara de Faro, professor de 51 anos e natural de Paderne (Albufeira), mudou-se para Faro aos seis anos de idade e é licenciado em Matemática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade de Coimbra. 
 
Até ser eleito como vereador para o mandato liderado por Macário Correia, em 2009, Rogério Bacalhau era o diretor da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro. 
 
O atual vice-presidente da autarquia detém, entre outros, os pelouros da Educação, Recursos Humanos, Finanças e Património Municipal, Financiamento Externo, Administração Geral e Taxas e Licenças. 
 
Para a presidência da assembleia municipal de Faro, a coligação vai candidatar o médico cirurgião António Gomes Ferreira, que já desempenhou o cargo entre 2001 e 2005, a par da presidência do Sporting Clube Farense, entre outros. 
 
Para a presidência das juntas de freguesias, a coligação apresenta Helena Louro (União das Freguesias de Faro), Steven Piedade (Montenegro), Vitorino Inácio (União das Freguesias de Conceição e Estoi) e Amaro Ruivinho (Santa Bárbara de Nexe). 
 
Em 2009, a coligação liderada por Macário Correia obteve 13.340 votos (42,67%) e elegeu cinco vereadores, enquanto o PS de José Apolinário obteve 13.210 votos (42,25%), elegendo quatro vereadores. 
 
Algarve Primeiro:Lusa