Política

Autárquicas: Vítor Aleixo promete “continuar a servir as pessoas”

 
 
 
 
Teve ontem lugar no Cine-Teatro Louletano, a apresentação dos candidatos do PS a todos os órgãos autárquicos do concelho às próximas eleições de 1 de outubro, e da Comissão de Honra, liderada por Guilherme d'Oliveira Martins que esteve presente, bem como João Cravinho, figura histórica do PS nacional.

 
Antes de todos os discursos, Vítor Aleixo, subiu ao palco para lembrar Luís Guerreiro, falecido esta semana vítima de doença prolongada, que segundo o autarca, “muito deu ao concelho, sendo um valor inestimável dos louletanos”, tendo sido feito um minuto de silêncio em sua memória.  
 
Com casa cheia, entre alguns momentos de humor mas também musicais, protagonizados por Dino de D´Santiago, Sam Alone ou Nuno Guerreiro, foi dado a conhecer o slogan de campanha, “Continuar a Servir as Pessoas”, sendo este o mote com que o candidato à autarquia de Loulé quer renovar o mandato de modo a "prosseguir o trabalho iniciado nos últimos 4 anos, num concelho com mais qualidade para viver, trabalhar e investir".
 
Vítor Aleixo, chamou a atenção que no último mandato foram atacadas situações críticas e de emergência social, cumprindo o slogan “comigo ninguém fica para trás”.
 
A autarca ressalvou o trabalho efetuado na redução do passivo, referindo-se ao anterior executivo, “pois baixámos em cerca de 40% o passivo encontrado de 80 milhões de euros, foi também liquidado o PAEL, 10 milhões de euros e relançado o investimento público municipal, com apostas fortes na educação no desporto e na cultura”.
 
Vítor Aleixo enumerou ainda algumas políticas que resultaram na "apreciação positiva das pessoas" dando conta do trabalho “honesto e competente, na atenção dada aos munícipes, desde tapar o buraco da rua ao apoio na renda de casa a recuperação do património a oferta de livros escolares até ao 6º ano de escolaridade a redução do IMI ou a colocação do concelho no mapa do país, digno de registo”.
 
“Se o litoral tem mais dinâmica por motivos naturais ligados ao turismo, Loulé está também a regenerar-se com mais habitantes, mais vida e investimento, depois da crise que assolou o país e onde a cidade de Loulé foi muito afetada”, relembrou.
 
O candidato do PS, não esqueceu a exposição “Loulé, Territórios, Memórias e Identidades” a decorrer no Museu Nacional de Arqueologia, no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa, “sendo o maior acontecimento cultural da era da democracia local”. 
 
Outra explicação para o "reconhecimento popular do trabalho realizado foi a presença e proximidade, estivemos em todos os momentos e em todo o lugar com as pessoas, sendo a política autárquica isso mesmo”.
 
Para o próximo mandato, Vítor Aleixo, quer “continuar a servir a população, onde serão revelados novos investimentos, equipamentos desportivos, culturais ou de saneamento básico, projetos concretizados que precisam de sair do papel”.
 
Apesar deste anúncio, Vítor Aleixo, insistiu que o paradigma da gestão autárquica não passa essencialmente pela obra física-material, mas sobretudo apelando a outro tipo de promoção de valores, “falo da cultura, a educação das nossas crianças nas escolas com mais trabalho a fazer ou o desporto”.
 
No seu discurso destacou que todas as políticas que tem realizado no concelho, visam principalmente a coesão social, “que permite integrar todas as pessoas, não deixando que o funcionamento económico, que por vezes é duro, seja capaz de marginalizar muitos seres humanos, pois nós cá estamos para contrariar essa lógica, para uma comunidade mais robusta”.
 
A candidatura do PS em Loulé defende que a prioridade “será a defesa de uma autarquia como agente de coesão e desenvolvimento económico, na defesa da qualidade de vida das pessoas, mas também a captação de projetos ligados à indústria 4.0, não poluentes”.
 
Há ainda três eixos que integram o programa eleitoral, apresentado dentro de poucos dias e que passam pela simplificação da organização dos serviços administrativos da autarquia, uma nova política para a habitação, “que responda às dificuldades do mercado da habitação”, não só na habitação social, mas também na ajuda à classe média, “em sintonia com as políticas do Governo” e o aprofundar das políticas ambientais e ecológicas, no concelho.
 
Refira-se que neste evento político, foram apresentados todos os candidatos às freguesias, à Câmara Municipal de Loulé, e à Assembleia Municipal, neste caso a recandidatura de Adriano Pimpão, que também discursou, realçando medidas do último mandato autárquico e novas metas para o concelho.
 
Nesta iniciativa também esteve presente António Eusébio, Presidente do PS Algarve, que aproveitou para dar os parabéns ao trabalho realizado pela equipa de Vítor Aleixo, acreditando numa vitória, “para bem do concelho louletano”.
 
António Eusébio, disse que Vítor Aleixo “nunca deixou de estar ao lado dos que precisam, e conseguiu fazer várias coisas em simultâneo, nomeadamente uma boa gestão, mas não deixando ninguém para trás, nem deixando de fazer obra, para dar qualidade de vida às pessoas”.
 
No entender do líder do PS Algarve, essa obra repercutiu-se na educação “sendo um exemplo para a região e para o país, um exemplo nos transportes, nos manuais escolares e na coesão social”.