Política

Autárquicas:BE propõe replicar «geringonça» em Faro

 
Nota enviada à imprensa da ACRAL, aponta que a candidata do BE à presidência da Câmara de Faro propôs replicar a nível municipal o acordo à esquerda estabelecido depois das legislativas de 2015 e que suporta o atual governo.

 
Eugénia Taveira falava ontem, 25 de Setembro, na Biblioteca Municipal de Faro, durante o primeiro de um ciclo de debates entre candidatos autárquicos promovido pela ACRAL e o Canal Algarve.
 
A candidata bloquista criticou o “garrote financeiro” vivido nos dois últimos mandatos e defendeu o reforço das políticas sociais, designadamente de habitação, com a criação de um “provedor” do cidadão para essas matérias.
 
O candidato da CDU acusou o atual executivo autárquico de ser pouco reivindicativo e de estar “agachado” perante o poder central.
 
Segundo António Mendonça, o município de Faro deveria exigir “mais transferências do Orçamento de Estado”, recusar os constrangimentos ao desenvolvimento impostos pelos vários planos nacionais de ordenamento do território e assumir “um papel central” na criação das regiões administrativas.
 
O candidato do PS, António Eusébio, elegeu como prioridades o reforço das “políticas sociais”, a “requalificação” do espaço público e a afirmação da “capitalidade” de Faro.
 
O socialista acusou o executivo municipal de “falta de planeamento” e defendeu a construção de um “parque empresarial”, assim como a ligação ferroviária ao aeroporto e à Universidade do Algarve. António Eusébio aludiu também à necessidade de requalificar o parque escolar e propôs a criação de um museu de arte contemporânea na antiga fábrica da cerveja.
 
O atual presidente da Câmara de Faro estabeleceu como prioridades de um segundo mandato a consolidação da situação financeira da autarquia, a afirmação de Faro, a nível regional, nacional e internacional, e a requalificação do espaço público.
 
“Hoje podemos estar aqui a discutir opções para o futuro, quando antes a preocupação era manter a Câmara Municipal aberta”, disse Rogério Bacalhau, referindo-se à dívida liquidada durante o seu mandato.
 
O candidato da coligação «Faro no Rumo Certo» prometeu continuar a requalificar o concelho, promovendo uma intervenção “desde o Teatro Municipal até ao Largo de São Francisco”, tendo também em vista a candidatura da cidade a capital da cultura em 2027.