Curiosidades
Autoconhecimento é a base para a melhoria da qualidade de vida
Para chegarmos ao máximo das nossas capacidades humanas, precisamos de nos ajustar o melhor possível ao que somos, ao que temos e ao que queremos.

 
Partindo deste pressuposto, torna-se num imperativo reservarmos mais tempo e energia ao nosso autoconhecimento. A leitura é um forte alicerce para essa conquista, na medida em que nos permite compreender melhor o mundo, a evolução da nossa espécie e, ao mesmo tempo, contactar com diferentes perspetivas da mesma realidade. No fundo, quanto mais conhecermos o mundo, mais nos conhecemos a nós mesmos.
 
No mesmo sentido, reservar um tempo diário para nos conhecermos melhor, é um importante recurso para essa mudança interior que se pretende, pois se soubermos com clareza e objetividade aquilo que somos, aquilo de que gostamos e o que pretendemos, mais facilmente orientaremos os nossos planos para um rumo definido e melhor saberemos aquilo que esperamos com as nossas atitudes e orientações.
 
Está cada vez mais na ordem do dia o Desenvolvimento Pessoal que, não é mais que um processo de autoconhecimento, cujo intuito é levar-nos ao topo das nossas capacidades.
 
O processo inclui as várias vertentes humanas e permite que o indivíduo se conheça melhor aos mais variados níveis, tendo sempre presente a melhoria da sua qualidade de vida, através do seu bem-estar, da sua realização pessoal e profissional, das boas relações que estabelece com quem lhe é mais próximo e na sociedade em geral.
 
O sujeito sabe que, quanto mais tiver consciência dos seus objetivos, melhor fará os seus planos e mais facilmente se vai agrupar em sociedade, já que é muito mais fácil conviver com pessoas com planos e objetivos comuns.
 
Para se conseguir este objetivo, o ponto de partida é sempre o autoconhecimento, já que, quanto mais nos conhecermos a nós próprios, melhor saberemos lidar com as nossas limitações, gerir as nossas potencialidades, aperfeiçoar aquilo que pode constituir um bloqueio numa determinada situação e compreender aquilo que temos de melhor e que devemos enfatizar.
 
São muitas as publicações a que o leitor poderá aceder para encontrar mais informação específica acerca do tema, bem como as diversas técnicas que tem ao seu dispor para aprofundar o assunto. Este apontamento serve como um despertar para algo que pode fazer a diferença na sua forma de encarar a vida, de lidar com as situações para se sentir mais motivado e feliz.
 
Em síntese, Desenvolvimento Pessoal é uma área do conhecimento que visa melhorar a qualidade de vida e desenvolver as habilidades de cada pessoa, contribuindo com a construção do conhecimento humano e a realização de sonhos e aspirações.
 
Para se chegar a este objetivo, é essencial melhorar a consciência, o autoconhecimento, desenvolver novas habilidades, construir uma nova identidade, renovar a auto-estima, tomar consciência dos seus pontos fortes, aperfeiçoar ou mudar o estilo de vida, a qualidade da sua saúde aos vários níveis, melhorar as habilidades sociais e construir um plano de desenvolvimento pessoal que lhe seja sugestivo e direcionado.
 
Para se chegar a um processo de desenvolvimento pessoal, naturalmente somos influenciados por outras pessoas, como sendo professores, formadores, técnicos que nos despertam para as áreas que temos de aperfeiçoar ou construir, pelo que também existem cursos que facilitam o processo.
 
Este desenvolvimento pressupõe um crescimento cognitivo, pessoal, que é observado através dos comportamentos tais como "o falar" e a forma de estar nas mais variadas ocasiões.
 
As áreas de vida que envolvem o desenvolvimento pessoal são:
 
Gestão do tempo – Investir tempo no que é útil para o crescimento interior e bem estar.
 
Autoconhecimento - Ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor. Ter percepção dos bloqueios e limitações e supera-los com o poder da consciência de si e da mente.
 
Comunicação interpessoal – O cuidado e a preocupação dos interlocutores na transmissão dos dados ou das informações em questão para que se obtenha o sucesso no processo desejado. É essencial que se tenha em conta que, o sucesso na comunicação não depende só da forma como a mensagem é transmitida, mas também da forma como a mesma é recebida, pelo que temos de ter em conta estes dois fatores.
 
Empreendedorismo – Aplicar as habilidades pessoais para o mundo empresarial implica compreender aquilo de que se é capaz para poder alargar esse conhecimento ao mundo. O indivíduo tem de tomar consciência dessas capacidades que possui, melhorá-las e tirar partido das mesmas.
 
Educação financeira – Procurar uma melhor qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro, proporcionando a segurança material necessária para aproveitar os prazeres da vida e ao mesmo tempo obter uma garantia para eventuais imprevistos.
 
Liderança – É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipa e da organização.
 
Motivação – É uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida, onde direciona e intensifica os objetivos de um indivíduo.
 
Marketing pessoal - Valorizar o ser humano em todos os seus atributos e características. Inclusive na sua complexa estrutura física, intelectual e espiritual. Visa possibilitar a utilização plena das capacidades e potencialidades humanas na área profissional e na vida pessoal. Todos sabemos que, o sucesso profissional depende da qualidade da relação familiar, pelo que, é desse ajuste que resulta o bem-estar e a qualidade de vida.
 
Produtividade pessoal – A relação entre as atividades que temos para fazer e o tempo disponível.
 
Poder mental – Desenvolver as funções mentais em prol das realizações e conquistas positivas. Entre as funções do consciente, atende-se ao raciocínio, análise, lógica, capta as informações via cinco sentidos, poder de escolha, tempo e espaço, diferencia o certo e o errado, entre outras funções. Entre as funções do inconsciente, destacam-se: responde por, aproximadamente, 90% do comportamento, memória profunda, controla as funções orgânicas, fenómenos paranormais, entre outras.
 
Qualidade de vida – Envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra e outras circunstâncias da vida.
 
Relacionamento humano – Relacionamento entre pessoas é a forma como elas se tratam e se comunicam. Estar com pessoas que nos façam sentir especiais e nos impulsionem para o que é positivo, aumenta o nosso bem-estar ao mesmo tempo em que também damos essa boa influência positiva aos demais: a partilha é fundamental para este processo.
 
Aceitar entrar num processo de desenvolvimento pessoal é permitir-se analisar todas as questões vivenciais que nos envolvem, ter uma percepção de quais estão em déficit, onde estão os desafios, o que deve ser alterado e o que podemos fazer para obter resultados diferentes e bem sucedidos.
 
O bem-estar e o modo de vida, o desenvolvimento pessoal e a auto realização são a chave para um percurso contínuo e que se vai ajustando ao longo da vida a partir da mesma base.
 
Segundo o utilitarismo, o bem-estar define-se como a combinação de situações de prazer e de alegria com a ausência de dificuldades e situações incómodas. De um modo geral, esta perspetiva e de maneira procura obter a maximização do bem-estar coletivo.
 
Os objetivos do desenvolvimento pessoal assentam na valorização dos próprios talentos e virtudes, a melhoria da qualidade de vida, e o desejo de se alcançar as próprias aspirações.
 
É um processo acessível a todos quantos queiram “partir de si” para o exterior, sabendo que, as alegrias somos nós quem as vivenciamos e que recebemos as consequências daquilo que fazemos, pelo que, é de responsabilidade pessoal que se trata, é isso que se pretende com este processo: ser capaz de se assumir, aceitar, respeitar e fazer respeitar tal como é, estando sempre disponível para melhorar e ser mais feliz a partir do que se conhece de nós próprios e das oportunidades em nosso redor.
 
Fátima Fernandes