Desporto

Autódromo Internacional do Algarve garante Campeonato Mundial de Superbike até 2022

Neste âmbito a autarquia apoia o AIA com cerca de 100 mil euros.

PUB
 
Foi ontem assinado o contrato que prolongará a relação de Portimão com o Campeonato do Mundo de Superbike por mais três anos.
 
No ato estiveram além do CEO do Autódromo Internacional do Algarve, Paulo Pinheiro, o diretor desportivo do Mundial de Superbike, Gregório Lavilla, a Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, o Presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes e três reconhecidos pilotos Jonathan Rea, Eugene Laverty e Álvaro Bautista.
 
Ao Algarve Primeiro, Paulo Pinheiro destacou que o AIA, tem recebido sempre o Campeonato de SBK, à exeção de 2016, «porque este tipo de provas são de facto muito exigentes, posso dizer que a Dorna, (entidade detentora dos direitos comerciais das provas de motociclismo), tem mais de 20 países que lutam, para terem uma prova do Mundial de Superbike, não é fácil e estou muito orgulhoso por termos conseguido esta renovação de contrato».
 
O investimento constante no circuito e na sua manutenção, a criação de mais valências, a estratégia da equipa de Marketing, tem sido para o CEO do autódromo algarvio, o principal trabalho que tem convencido a Dorna, a continuar a apostar no Algarve.
 
Paulo Pinheiro garantiu que a duas semanas da prova, mais de metade dos espetadores são estrangeiros, «o que é muito importante para nós, isso faz com que o retorno económico para a região seja cada vez maior, pois achamos que também temos essa missão». O responsável espera bater o recorde de espetadores do ano passado, estimando chegar à barreira dos 60 mil.
 
Também ao nosso jornal a autarca de Portimão, Isilda Gomes, reconheceu a importância do AIA para o concelho e para o Algarve, «seria da nossa parte uma visão errada, se não promovêssemos estes eventos que levam o nome de Portimão pelo mundo fora, sendo uma cidade turística por excelência, aquilo que queremos dar a conhecer é a cidade e o Município de Portimão. Nesta cerimónia um dos pilotos disse que trouxe a família para uma férias em Portimão, pelas condições, pela gastronomia, praia e sol, portanto, seria uma asneira tremenda, deixar de investir neste tipo de eventos desportivos».
 
A edil avançou que há várias formas de promover as cidades que são atrativas para o turismo, «uma das formas é exatamente esta, com grandes eventos, não só este, mas também o Campeonato Mundial de Motonáutica ou a Taça do Mundo de Ginástica Rítmica que decorre de 6 a 8 de setembro no Portimão Arena, com quase 30 países, além de que não nos podemos esquecer que está na agenda o Torneio Masters Cup em Futsal, (25 e 26 de agosto), que inclui 4 equipas campeãs da Europa, e deste modo, temos de continuar a investir nestas modalidades, que são muito atrativas e que trazem muita gente, sobretudo faladas a nível mundial».
 
Isilda Gomes deu como exemplo o facto de estimarem cerca de 40 mil praticantes no programa da Cidade Europeia do Desporto, «e até julho foram já 85 mil, o que demonstra bem o quão atrativo é Portimão, aliás, temos tido aqui alguns eventos europeus, que a seguir querem trazer os mundiais e isso é fantástico".