Desporto

Autódromo Internacional do Algarve poderá ser palco para o regresso da Fórmula 1 a Portugal

Foto|direitos reservados
Foto|direitos reservados  
O circuito algarvio viu-lhe atribuída a homologação máxima de Grau 1 pela Federação Internacional Automóvel (FIA), o que lhe permite estar habilitado a receber corridas de Fórmula 1.

 
Segundo explica a Parkalgar, empresa detentora do Autódromo Internacional do Algarve, a inspeção que foi ainda realizada pelo, entretanto falecido, inspector da FIA e director de corrida de provas de F1, Charlie Whiting, e pelo português, Eduardo Freitas, conferiu que o circuito do algarve dispõe das condições e infraestruturas necessárias para receber o mais importante campeonato automobilístico.
 
Paulo Pinheiro, administrador da Parkalgar, refere que “é com enorme orgulho que recebemos o grau máximo, o nível mais elevado na homologação para circuitos automobilísticos, que nos possibilita receber corridas do Grande Prémio de F1. Após termos recebido em 2017 o grau 2 + 1T que permitia continuar a receber testes do referido campeonato, é desta forma que conseguimos alcançar o grau máximo”.
 
O AIA nunca acolheu um Grande Prémio de Fórmula 1, no entanto, já acolheu testes de várias equipas. Entre Dezembro de 2008 e Janeiro de 2009, passaram pelo Algarve a Ferrari, a McLaren, a Toyota, a Renault, a Toro Rosso e a Williams. Regressando em 2016 a McLaren e a Mercedes AMG, equipa campeã.