Desporto

Autódromo Internacional do Algarve recebe 14 provas em 2020

Foto|direitos reservados
Foto|direitos reservados  
O Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, recebe este ano 14 corridas, muitas delas de nível internacional.

 
Segundo o AIA o calendário arrancou com o Troféu Rotax, o maior evento de karting do mundo que decorreu no Kartódromo Internacional do Algarve entre os dias 15 e 16 de fevereiro. Mais tarde, entre os dias 18 e 19 de abril haverá a oportunidade de receber a emblemática corrida “Master Historic Racing” com as suas “máquinas” intemporais. 
 
Passando dos carros para as motas, o AIA será "palco" da abertura da temporada do FIM CEV. Nos dias 25 e 26 de abril, recebe novamente esta prova que conta com mais de cem pilotos distribuídos pelas seguintes categorias: European Talent Cup, Europeu Moto2 e Mundial FIM Júnior Moto3.
 
A chegada do mês de maio traz consigo também a quarta etapa do Campeonato Português de Karting a Portimão, um campeonato dividido em seis categorias, onde pequenos e graúdos dão o seu melhor para alcançarem o desejado troféu. Entre os dias 09 e 10 de maio, Portimão será palco de uma das etapas do circuito Ferrari Challenge, o maior e mais cobiçado do mundo no que toca a campeonatos organizados por fabricantes.
 
Entre os dias 12 e 14 de junho, chega a corrida de 24h, um campeonato de resistência organizado pela Creventic. Logo de seguida o Autódromo recebe uma das duas rondas do Campeonato Nacional de Velocidade, onde durante dois dias os pilotos vão ser desafiados pelo traçado algarvio. No mês seguinte há o Super Racing Weekend que terá lugar entre os dias 11 e 12 de julho. Terminando a época alta com a segunda ronda do Campeonato Nacional de Velocidade, no segundo fim-de-semana de agosto.
 
A prova mais esperada do ano, está de regresso a Portimão de 4 a 6 de setembro. O Campeonato do Mundo de Superbikes, é a principal corrida internacional desta modalidade. Em outubro, o European Le Mans Series, irá realizar a ronda final do campeonato no Autódromo Internacional do Algarve, uma desafiante corrida de quatro horas com três categorias diferentes: LMP2, LMP 3 e LMGTE.
 
Depois será altura de receber o Festival dos Clássicos, com ícones do mundo automóvel que certamente nunca irão passar de moda. Entre os dias 13 e 15 de novembro, o AIA será o palco da última ronda do campeonato internacional Pure Maclaren. 
 
O ano termina com o Troféu C1, uma corrida de resistência com a duração de 12h que terá lugar no último fim de semana de novembro, onde os Citroen C1 serão levados ao limite.