A ANPC transportou por via aérea três geradores de energia da EDP destinados a restabelecer a energia elétrica que, desde quinta-feira pelas 15:00 horas, afetou o fornecimento de eletricidade aos habitantes das ilhas da Armona, (Olhão) e da Culatra, (Faro).
Segundo comunicado do CDOS de Faro, Comando Distrital de Operações de Socorro, o pedido foi feito pela EDP, cuja situação deveu-se a um problema verificado ao nível do cabo submarino de alimentação de energia.
As condições desfavoráveis do estado do mar não permitiram, segundo o mesmo comunicado, que a intervenção no referido cabo elétrico, fosse efetuada pelos técnicos da EDP.
Ao todo foram transportados, três geradores por via aérea, para assegurar provisoriamente a energia aos habitantes locais, o helicóptero Kamov realizou a missão ontem e operou a partir da base de helicópteros de serviço permanente da ANPC, sediada em Loulé.
A EDP informa que a situação encontra-se regularizada, quer pela reparação do cabo submarino de alimentação elétrica quer com o recurso aos três geradores de emergência que estão instalados e a funcionar em pleno.