A Autoridade Marítima Nacional, em colaboração com o aeroporto de Faro e com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), realizou ontem, um exercício de emergência à escala total, no aeroporto de Faro.
Tratou-se do "FAO_LIVEX _2021", que consistiu num simulacro de uma queda de uma aeronave na zona envolvente ao aeroporto de Faro, no âmbito das diretrizes preconizadas pela Agência Europeia para Segurança da Aviação (EASA), no que diz respeito a operações de socorro e salvamento.
Durante o exercício foi utilizado e testado o equipamento adquirido com esse fim, através de um protocolo celebrado entre a ANA Aeroportos de Portugal e a Autoridade Marítima Nacional, que serve para prestar auxílio em situações de acidente aéreo que possam ocorrer em zonas pantanosas e de difícil acesso.
Neste exercício estiveram empenhados um total de 184 operacionais, apoiados por 72 viaturas de emergência, sendo que da Autoridade Marítima Nacional estiveram envolvidos 42 elementos das Capitanias do Portos e Comandos-locais da Polícia Marítima de Faro e de Olhão, apoiados por sete meios náuticos. Nesta operação estiveram ainda presentes elementos da Câmara Municipal de Faro, do INEM, da PSP, da GNR, e da Infraestruturas de Portugal.