Sociedade

Autoridade Marítima deixa alerta para cuidados a ter nas praias neste fim-de-semana

 
Devido à previsão de tempo quente para este fim-de-semana, a Autoridade Marítima alerta para os cuidados a ter e para a importância da adoção de um comportamento de segurança na praia.

 
Em comunicado a Autoridade Marítima esclarece que algumas praias apresentam ainda "alguns efeitos da agitação marítima do inverno podendo verificar-se fundões, declives acentuados, remoinhos e agueiros". Lembra que alguns destes fenómenos não são visíveis, "acarretando perigo para quem entra na água". 
 
A mesma entidade pede que sejam cumpridas as regras de distanciamento social e todas as indicações das autoridades, com o objetivo reduzir a propagação da pandemia provocada pela Covid-19.
 
E avisa que nesta altura a grande maioria das praias ainda não está vigiada, logo "o socorro será mais demorado". Deste modo, recomenda que vigie permanentemente as crianças, não permitindo que se afastem, mantendo-as sempre próximas de um adulto; não vire as costas ao mar, evitando ser surpreendido por uma onda, caso testemunhe uma situação de perigo dentro de água, não entrar e pedir ajuda através do 112.
 
A Autoridade Marítima Nacional irá reforçar a vigilância na orla costeira e no mar. Reforço que será direcionado para a sensibilização e prevenção de eventuais situações de risco.
 
Emídio Santos