A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove na terça-feira, dia 14, às 11:14, a 11.ª edição do exercício público de sensibilização para o risco sísmico.
Por todo o país, os Comandos Regionais de Emergência e Proteção Civil (CREPC) e os Comandos Sub-regionais de Emergência e Proteção Civil da ANEPC vão, em parceria com as escolas, corpos de bombeiros, serviços municipais e outros agentes de Proteção Civil, promover ações de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e as medidas de autoproteção para fazer face ao mesmo, através da realização do exercício "A Terra Treme".
Trata-se de um exercício nacional organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em colaboração com diversas entidades públicas e privadas, e que visa sensibilizar a população sobre como agir em caso de sismo. Saber o que fazer antes, durante e depois de um sismo, nomeadamente conhecer as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar, é a finalidade do exercício, que compreende a realização de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar. A ação desenrola-se durante um (1) minuto, no qual os participantes, a título individual ou coletivo (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), são convidados a executar os 3 gestos de autoproteção: Baixar, Proteger e Aguardar.
Apesar do exercício ter expressão nacional, a iniciativa tem tido uma adesão expressiva por parte da população escolar. Deste modo, a ANEPC promove um evento principal do exercício na Escola Secundária de Olhão.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil convida os cidadãos e as entidades a inscreverem-se em www.aterratreme.pt e a participarem no exercício como forma de apoio e expressão pública do seu envolvimento nesta ação de cidadania.