Tendo por base a informação disponibilizada pelo Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), prevê-se para as próximas 24 horas, um agravamento das condições meteorológicas nos distritos de Faro, Beja e Setúbal devido à previsão de precipitação forte e fenómenos extremos de vento.
O Instituto Português do Mar e Atmosfera explica o agravamento das condições metereológicas motivado por células convectivas que se poderão formar a nível local.
O mesmo instituto prevê que, nos distritos de Faro, Beja e Setúbal os valores de precipitação possam atingir os 10 mm/hora a 20 mm/hora, em particular na tarde de sexta-feira.
Também o estado do mar suscita cuidados excecionais devido à agitação marítima no distrito de Faro, com ondas de sueste que poderão atingir 2 metros. A preia-mar em Faro está prevista para as 17h02, o que inclui a possibilidade de inundações nas zonas historicamente vulneráveis.
Face a esta situação, as autoridades alertam para a necessidade de se reunirem cuidados especiais, sobretudo na condução, devido ao piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água.
A possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem, também constituem uma preocupação das autoridades, bem como o aumento do risco nas zonas da orla costeira.
Algarve Primeiro