Sociedade

Azinhal voltou a afirmar-se como "Terra de Maio"

Fotos - CM Castro Marim
Fotos - CM Castro Marim  
O Centro Multiusos do Azinhal, no concelho de Castro Marim, voltou a ser o epicentro da Terra de Maio – Feira da Cabra, que decorreu entre os dias 24 e 26 de maio, promovendo os saberes e sabores da cabra de raça algarvia.

O primeiro dia do programa, ficou marcado pela inauguração do núcleo experimental da queijaria do Azinhal e promoção dos produtos endógenos, que vai dar à Associação Nacional dos Criadores de Caprinos da Raça Algarvia a oportunidade de apostar na cura do queijo e produção de outros derivados como o iogurte.
 
A noite encerrou com a primeira cabeça de cartaz do evento, a cantora Micaela, seguida do “Grupo +2”.
 
 
O segundo dia da Terra de Maio iniciou com a realização de um seminário sobre vários temas como a rede de defesa da floresta contra incêndios, a nova gestão do regadio, as fruteiras tradicionais do Algarve, as atividades de produção primária e pequena indústria, a criação de sistemas alimentares sustentáveis e a Rede de Apoio à Inovação Rural Andaluzia – Alentejo – Algarve.
 
Outro dos pontos altos deste dia foi a sexta edição do maior queijo de cabra de raça algarvia, além da atuação do Rancho Folclórico do Azinhal e do concerto de Buba Espinho.
 
O último dia iniciou-se com um passeio informal de motorizadas antigas, seguido do concurso de cabra de raça algarvia, que premiou os melhores exemplares.
 
Após um baile com “Acordeanima”, o cantor José Malhoa subiu ao palco para animar os presentes e encerrar o certame. 
 
 
Showcookings, demonstrações equestres, bailes, exposição de animais, espaço infantil, feira de produtos regionais, demonstrações de artesanato, passeios de burro, tiro com arco, workshops e ateliers, também fizeram parte da programação deste ano.
 
A Terra de Maio foi uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim e Junta de Freguesia de Azinhal.