Sociedade

Aziza Brahim e Cati Freitas no Festival Med

 
Estão confirmadas mais duas vozes femininas para o 12º Festival MED, que decorre de 25 a 28 de junho, na Zona Histórica de Loulé.

 
A argelina Aziza Brahim e a portuguesa Cati Freitas juntam-se aos nomes já anunciados no cartaz de um dos mais importantes festivais de World Music da Europa.
 
Nascida num campo de refugiados da Argélia, Aziza Brahim cedo descobriu como a música poderia ser tanto fonte de entretenimento como uma forma natural de expressão e comunicação das suas emoções e sentimentos de resistência. É também esse o sentimento que a cantora levará ao Festival MED, no dia 26 de junho, onde irá apresentar o seu terceiro trabalho, ”Soutak”, um disco acústico, com influências anglo-europeias contemporâneas, do Mali, Espanha e Cuba, e que conta com a participação de músicos de Barcelona e Mali. Este álbum ocupou os lugares cimeiros das tabelas europeias de vendas de World Music, em 2014
 
A participação em vários projetos com outros artistas no panorama nacional, nomeadamente Expensive Soul & Jaguar Band, Rui Veloso, Nu SoulFamily ou Sara Tavares, catapultaram Cati Freitas para uma carreira a solo. Recolhendo influências da MPB, mas também das cores particulares de uma cena musical contemporânea de Cabo Verde, da intemporalidade acústica do jazz e das refinadas vozes de gente como Elis Regina ou de Paulo de Carvalho, a cantora é detentora de uma voz segura e madura. A não perder no dia 25 de junho, no Festival MED de Loulé.
 
Em termos musicais está também confirmada a presença do projeto de DJs Clube Conguito (António Pires e Rodrigo Madeira) que regressam ao MED, no dia 25 de junho, para um set de música africana, caribenha e latino-americana mas também funk, soul, disco, hip-hop e spoken word. 
 
Outro dos reincidentes no Festival MED é o DrumsProjX by Sylva Drums, com um espetáculo pleno de uma musicalidade que mistura a eletrónica tribal com instrumentos que vão do didgeridoo às congas, apelando dessa forma a um ambiente de dança contínuo e diversificado. Este live act irá encerrar a segunda noite do Festival MED, no dia 26 de junho, com um espetáculo pleno de energia e de muita batida.
 
Depois de ter consolidado a parceria com a Antena1, o Festival MED volta também a contar com a Antena 3 como media partner. Mas as grandes novidades serão a presença da SIC Radical, como televisão oficial do evento, e da Blitz, como revista oficial do festival. O Blitz Online fará igualmente o acompanhamento integral da 12ª edição do MED.
 
Também a RUA FM e a Revista fRoots serão parceiros daquele que é um dos mais importantes festivais de verão do país.