Na sequência da realização dos Jogos Náuticos do Atlântico 2024, que terão lugar no território do Baixo Guadiana, numa organização conjunta dos municípios portugueses de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Alcoutim e dos municípios espanhóis de Isla Cristina e Ayamonte, partiu, esta terça-feira, para Viana do Castelo, uma delegação de desportistas dos cinco municípios para competirem nos jogos de 2022, que se realizam de 11 a 15 de julho.
A participação dos atletas é possível graças ao apoio das cinco autarquias envolvidas, pelo que todos os desportistas estão equipados com a mesma imagem do Baixo Guadiana Náutico, que procedeu à criação e certificação da Estação Náutica do Baixo Guadiana.
Em nota divulgada, a autarquia de Vila Real de Stº António, recorda que a Associação Naval do Guadiana foi a entidade impulsionadora deste projeto, com o apoio dos municípios que "integram este espírito cooperativo de divulgação, dinamização e aproveitamento das potencialidades náuticas do Baixo Guadiana".
O município reforça que a Estação Náutica, é uma plataforma de cooperação entre os atores públicos e privados, económicos e sociais identificados com o território do Baixo Guadiana "e pretende desenvolver a oferta de um produto turístico baseado nos recursos marítimos e naturais".
É no Baixo Guadiana, que há 39 anos se realizam as mais antigas provas náuticas de organização transfronteiriça da Península Ibérica, nomeadamente a tradicional Subida e Descida do Rio Guadiana à Vela e a Regata Internacional de Canoagem.
Os Jogos Náuticos fazem parte dos eventos que, a cada ano, destacam os pontos fortes marítimos e náuticos das regiões do Espaço Atlântico europeu.