Sociedade

Balanço: Em 2020 RIAS devolveu à natureza 1382 animais

 
O Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens - RIAS, fala de mais um ano de "muitos sucessos alcançados e de grandes desafios e dificuldades".

 
O RIAS deu conta do trabalho que realizou em 2020, referindo-se a um ano "desafiante" não só pelo número de animais recebidos, mas também pela necessidade de adaptação constante à situação de pandemia provocada pela covid-19. Financeiramente, "foi um ano extremamente complicado" pela redução dos apoios habituais e com maiores gastos devido à pandemia.
 
Em 2020, o Centro de Interpretação Ambiental (CIA) do RIAS esteve aberto apenas durante 4 meses, acabando por ter um impacto "bastante negativo", na medida em que além de ser um local de divulgação do trabalho que desenvolve é uma importante fonte de donativos por parte dos visitantes.
 
No ano passado foram recebidos 3168 animais (dos quais 2317 chegaram vivos ao centro), tendo sido devolvidos à natureza 1382 animais, representando uma taxa de libertação de 55.9%.
 
 
Foram realizadas 36 intervenções cirúrgicas. Na área da Educação Ambiental o centro promoveu 89 atividades, que envolveram cerca de 2227 pessoas.
 
Juntaram-se à equipa 24 estagiários (curriculares, profissionais e mestrados) e 9 voluntários que ajudaram nas tarefas necessárias. Foi dada continuidade a todos os projetos em curso, em diversas áreas (investigação, educação ou monitorizações ambientais) e ao projeto de conservação LIFE Ilhas Barreira, em parceria com a SPEA e outras entidades.