O programa do Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve, distinguiu as três melhores cozinheiras do sector social da região, num evento apresentado pelo ator algarvio João Mota.
Estiveram presentes representantes de todas as instituições com cozinheiras a concurso, e ainda de todos os parceiros e entidades envolvidas no programa, como a Universidade do Algarve representada pela Vice-Reitora Ana de Freitas, Direção Geral de Alimentação e Veterinária por Cristina Ferradeira, Águas do Algarve por Teresa Fernandes, Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve por Paula Vicente, Sogenave por Alexandre Bastos e Caixa Geral de Depósitos por Sónia Alexandre.
Da parte dos Chefes estiveram presentes Noélia Jerónimo, Telmo Jacinto, Luís Costa, Luís Caboz, Raul Cachola e Mariline Pinguinha.
Nesta primeira edição do programa Missão D’ Chef 2025, Telma Costa da Santa Casa da Misericórdia de Silves, foi a vencedora, ficando em segundo lugar a cozinheira Natália Gonçalves da Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines e em terceiro lugar Cirlene Sousa, cozinheira da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo.
Participaram na primeira edição, quinze cozinheiras de treze instituições de toda a região, desde Vila do Bispo a Vila Real de St. António. O programa teve início em março e terminou no dia Mundial da Alimentação.
Segundo nota do Banco Alimentar do Algarve, a base do programa foi "a nutrição e aproveitamento integral dos alimentos mitigando o desperdício alimentar, valorizando as refeições servidas pelas instituições do sector social do Algarve, tendo em conta a Dieta Mediterrânica. Higiene e segurança alimentar, e técnicas de cozinha foram também trabalhadas com as cozinheiras a concurso".
A instituição recorda que este programa foi reconhecido pelo prémio Caixa Social’24, da Caixa Geral de Depósitos, com um valor de vinte cinco mil euros, como projeto na área da saúde comunitária.
Nuno Cabrita Alves, Presidente do Banco Alimentar do Algarve, refere “que esta primeira edição foi um enorme sucesso, e que a segunda edição irá acontecer já em 2026, com um aumento de parceiros, a juntar a todos os que fizeram acontecer a primeira edição”.