As inscrições para voluntariado estão abertas aqui. O registo é obrigatório e deve ser renovado em cada campanha.
A instituição recorda que os voluntários são essenciais para ação que irá ocorrer em 140 estabelecimentos comerciais da região, auxiliando na distribuição de sacos, receção de donativos, descarga, triagem e embalamento de alimentos nos armazéns de Faro e Portimão.
Em comunicado, Nuno Cabrita Alves apela à «união da comunidade algarvia para a realização desta campanha, fundamental para apoiar milhares de famílias e trazer algum conforto nesta época de Natal». O presidente do Banco Alimentar do Algarve recorda que a situação de pobreza continua a ser «um problema estrutural do país».
As contribuições podem ser realizadas através da doação de alimentos ou vales em lojas aderentes, através da plataforma www.alimentestaideia.pt, ou mediante apoio financeiro em www.bancoalimentar.pt/faca-um-donativo ou MB Way 913 738 587.
Também as empresas da cadeia alimentar (produtores, indústria e distribuidores) podem também direcionar excedentes alimentares ao longo do ano. Na campanha realizada em maio, foram angariadas 120 toneladas de alimentos, beneficiando 15.000 pessoas carenciadas da região por via das instituições parceiras.