Apelando à contribuição de toda a comunidade, os bancos alimentares informam que, no próximo fim de semana, 1 e 2 de dezembro, estará em curso mais uma campanha de recolha de alimentos.
Promovida pelos Bancos Alimentares Contra a Fome esta ação solidária, já bem conhecida dos portugueses, envolve mais de 40 mil voluntários em mais de 2 mil super e hipermercados, que convidam quem vai às compras a partilhar alimentos com quem precisa de ajuda.
A campanha prolonga-se até 9 de dezembro na internet.
O objetivo é simples: incentivar a partilha para levar comida a quem mais precisa.
Durante o fim de semana de 1 e 2 de dezembro, a campanha decorre nos moldes habituais: enquanto alguns voluntários, devidamente identificados, solicitam a participação do público à entrada dos estabelecimentos comerciais, outros ajudam no transporte e arrumação dos alimentos nos armazéns dos 21 Bancos Alimentares em atividade.
Participar na campanha é simples: basta aceitar um saco do Banco Alimentar e, nele, colocar bens alimentares – de preferência produtos não perecíveis (leite, conservas, azeite, açúcar, farinha, massas, etc). – para partilhar com quem mais precisa.
No final, o resultado é distribuído localmente – ainda com recurso ao voluntariado – a pessoas com carências alimentares, por intermédio de mais de 2.600 instituições de Solidariedade Social, previamente selecionadas e acompanhadas ao longo do ano.