Sociedade

Banda Musical Castromarinense juntou-se a Tiago Bettencourt no Revelim de St. António

No dia 24 de junho, Castro Marim celebrou o Dia do Município, com um concerto no palco do Revelim de St. António que juntou a Banda Musical Castromarinense. O espetáculo celebrou os 20 anos de carreira do conhecido cantor e autor e também do Centenário da Banda Musical Castromarinense.

PUB
Na sessão solene, foram apresentados pelo executivo camarário, projetos já concretizados e o arranque de outros, com destaque para a conclusão e abertura do Lar de Alzheimer, uma referência a sul do país, e do Verdelago Resort, turismo de luxo alicerçado em valores patrimoniais e de sustentabilidade e os empreendimentos, agora a arrancar, de Almada D’Ouro e Herdade da Corte do Velho, os dois na freguesia de Azinhal. 
 
 
A sessão solene contou também com as distinções dos melhores alunos, a quem o município atribuiu uma viagem ao País Basco. A atribuição de vales aos alunos do quadro de valor e excelência foi reservada a outro momento, por ainda não se ter concluído o período das avaliações.
 
Foi também o dia em que o município de Castro Marim assinou dois protocolos, um com a GNR, dotando aquela força de segurança de um novo motociclo. Foi também assinado um segundo protocolo com os Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António e Castro Marim, que garante a  transferência de cerca de 275 mil euros, para aquela estrutura da proteção civil e socorro.
 
Foram ainda distinguidos produtos locais com notoriedade e reconhecimento internacional, nomeadamente a Flor de Sal Salmarim e o vinho "Alagoa Velha - Lábios Nus". A flor de sal de Castro Marim, e sua afirmação internacional, resulta de investimento de anos, com forte apoio do Município, que tem trabalhado na promoção e valorização da atividade salinícola e na afirmação do sal como marca territorial. Em relação ao “Alagoa Velha, Lábios Nus” é um vinho da família Palma Dias, que nasce da recuperação de vinhas antigas num território inóspito, mas que tinha já sido preparado pelo reconhecido historiador, escritor e pensador algarvio Jacinto Palma Dias, que faleceu em 2020. Associada a este investimento está a construção de uma adega com ânforas em barro, um espaço de fruição e afirmação dos valores patrimoniais do território.
 
"O futuro de Castro Marim construímo-lo todos os dias, em equipa, com a entrega de todos vós. Juntos não há impossíveis. A prova desta afirmação é todo o elenco de projetos de décadas que já conseguimos concretizar ou que estão em vias de concretização. Temos desenvolvido um trabalho sério, com verdade, com bom senso, com rigor nas contas públicas, não estendendo o pé para além do lençol, sem grande propaganda nem satisfazendo o culto de imagem de ninguém. Sempre numa perspetiva de sustentabilidade e de futuro, dum futuro mais risonho e mais promissor. Continuaremos a sonhar e a trabalhar incansavelmente por Castro Marim e pelos castromarinenses", concluiu o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, depois de um discurso fundamentado no crescimento do município nesta última década.
 
À sessão, seguiu-se a apresentação de um conjunto de novos investimentos em viaturas e equipamentos de resíduos sólidos urbanos, com a renovada imagem de "Castro Marim + Limpo", que engloba também a contratação de novas equipas.
 
A noite de 23 de junho foi, como habitualmente, do Grande Arraial de S. João, que decorreu na Praça 1º de Maio, em Castro Marim, que encerrou também o XXII Concurso de Mastros, que todos os anos anima os Santos Populares no concelho, fruto do trabalho de clubes e associações locais. 
 
 
O empenho colocado nesta edição tornou a decisão do júri mais difícil e o segundo lugar do pódio ficou partilhado por duas associações: 1º - Clube de Junqueira; 2º - Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos da Alta Mora e Casa do Povo do Azinhal + Associação Recreativa e Cultural Azinhal; 3º - Banda Musical Castromarinense.