Sociedade

Bandeira Azul, Dourada e Branca hasteadas no concelho de Loulé

Teve lugar esta segunda-feira, 29 de junho, a cerimónia do hastear das Bandeiras Azul, Branca e Dourada nas praias do Concelho.

PUB
 
A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, e do vereador do Ambiente, Pedro Oliveira, bem como representantes de diversas entidades, nomeadamente APA/ARH Algarve, Capitania do Porto de Faro, CCDR e Juntas de Freguesia de Quarteira e Almancil. 
 
Vilamoura, Quarteira, Almargem, Forte Novo, Loulé Velho (freguesia de Quarteira), Vale do Lobo, Garrão Poente, Garrão Nascente, Ancão e Quinta do Lago (freguesia de Almancil) são as praias que, à semelhança dos últimos anos, recebem a Bandeira Azul, correspondendo à totalidade do território louletano com zonas balneares.
 
Também a Marina de Vilamoura, recentemente distinguida como a Melhor Marina Internacional, irá ostentar a Bandeira Azul, sendo recordista nesta área.
 
No que concerne à Bandeira “Praias com Qualidade de Ouro”, atribuída pela Quercus, irão ostentar este galardão todas as praias, excetuando a Praia do Almargem.
 
Relativamente à Bandeira Branca “Praia Acessível – Praia para Todos”, são seis os espaços balneares do Concelho, onde foi hasteada este galardão: Vilamoura, Quarteira, Forte Novo, Loulé Velho, Vale do Lobo e Garrão Poente. 
 
Refira-se que a Bandeira Branca tem por objetivo promover o cumprimento da legislação sobre acessibilidade, por todas as pessoas, independentemente da sua idade, de possíveis dificuldades de locomoção, ou de outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade, tornando-as, destinos de férias adequados a todos.
 
Refira-se que até ao mês de setembro, e no âmbito do Programa Bandeira Azul, serão promovidas diversas atividades nas praias no sentido de procurar envolver e sensibilizar os cidadãos para a preservação e salvaguarda do meio costeiro. 
 
Ações de limpeza da praia, na edição de guias e brochuras de sensibilização, realização de jogos, dinamização de ateliês ambientais, tarefas de vigilância e manutenção da qualidade da praia e formação/informação ao público são algumas das atividades previstas.