Cultura

Banhos Islâmicos e Casa Senhorial dos Barreto dão distinção ao Museu Municipal de Loulé

 
O trabalho realizado nos Banhos Islâmicos e Casa Senhorial dos Barreto valeu ao Museu Municipal de Loulé uma dupla distinção nos Prémios Nacionais 2023, promovidos pela Associação Portuguesa de Museologia, numa cerimónia que teve lugar esta sexta-feira, no Museu do Ar, em Sintra.

O Prémio de “Projeto de Museografia” e o Prémio de “Salvaguarda, Conservação e Restauro em Património Cultural” laurearam a musealização e valorização dos Banhos Islâmicos e Casa Senhorial dos Barreto, um processo que permitiu dar a conhecer os únicos banhos islâmicos até ao momento identificados em território nacional. 
 
O Prémio de “Projeto de Museografia” destina-se a premiar projetos de museografia, em exposições temporárias e permanentes, enquanto que o Prémio de “Salvaguarda, Conservação e Restauro em Património Cultural” distingue projetos nas áreas da salvaguarda, conservação e restauro do património material – património edificado e bens, segundo explica nota do Município.
 
O autarca louletano, na cerimónia de entrega dos prémios, salientou a importância destas distinções sublinhando que se trata de um primeiro passo para o Quarteirão Cultural a desenvolver em toda a área do casco histórico da cidade de Loulé.
 
A autarquia recorda que o processo para a classificação dos Banhos Islâmicos de Loulé como Monumento Nacional encontra-se na sua fase final.
 
A Associação Portuguesa de Museologia (APOM) foi fundada em 1965 com o objetivo de servir a comunidade de profissionais de museus Portugueses. Foi a primeira organização profissional ligada aos Museus a ser fundada em Portugal.
 
Anualmente, e desde 1997, esta associação promove a cerimónia de atribuição dos Prémios APOM, destinada a distinguir museus, projetos, profissionais e atividades desenvolvidas no setor. O objetivo destes prémios é o de incentivar e premiar a imaginação e a criatividade dos museólogos portugueses e o seu contributo na melhoria da qualidade dos museus em Portugal, sendo também uma forma de dar visibilidade ao que de melhor se faz no âmbito da museologia.