Banquete Musical é um evento verbal, musical e gastronómico, onde os patrimónios "dialogam".
Integrada na iniciativa “O Lugar da Cultura – Modelos e desafios”, organizada pela Secretaria de Estado da Cultura, que promove o debate sobre o papel da cultura nas sociedades do século XXI, através de colóquios, debates e jornadas de apresentação de espaços culturais, as Jornadas de “Porta Aberta” da Cultura, decorrem entre 18 e 22 de abril, englobando as comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano com o tema “conhecer, explorar, partilhar”.
Entre os vários monumentos afetos à Direção Regional de Cultura do Algarve, incluídos nesta iniciativa, encontram-se as Ruínas Romanas de Milreu em Estoi /Faro, que juntamente com a UNESCO e o ICOMOS pretendem nesta data “sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do Património, bem como para o esforço envolvido na sua protecção e valorização”.
As Ruínas Romanas de Milreu associam-se a esta celebração nacional e ligam-se em rede solidária com o Património de todo o mundo, apresentando: Provérbios de aperitivo e Banquete Musical esta sábado, 18 de abril pelas 15h30.
A música servirá como aperitivo para a crítica social. Os provérbios vêm condimentar a acção, contribuindo para o diálogo intergeracional e para a preservação da tradição oral nas suas raízes mediterrânicas. A animação musical estará a cargo dos Al-Fanfare e Albano Neto com ritmos dos Balcãs, entre outros.
A entrada é livre.