Ambiente

“Barão de São João – Walk & Art Fest” reuniu participantes de 24 países

Foto - Carlos Afonso - CM Lagos
Foto - Carlos Afonso - CM Lagos  
A oitava edição do Barão de São João – Walk & Art Fest terminou no passado domingo, dia 9 de novembro. Foram três dias de caminhadas, arte, workshops, música e atividades de descoberta de natureza para toda a família, em vários espaços da aldeia e da mata.

PUB

O festival fez-se, como sempre, de muitas iniciativas, incluindo caminhadas, passeios de BTT, workshops de artes, tertúlias, exposições, sessões de poesia e de cinema, atividades de descoberta da natureza e práticas de bem-estar. Algumas novidades deste ano foram recebidas com entusiasmo, como as oficinas de impressão botânica e de origami, a caminhada cultural por Barão de São João, a experiência da pré-história ou as provas de orientação com mapa para pais e filhos. 

A instalação artística, que todos os anos ocupa as ruas da aldeia e alguns espaços da mata com obras criadas especificamente para o festival, este ano sob o tema Fogo, reuniu 18 artistas que partilharam, cada um à sua maneira, a urgência de preservar os valores da natureza e da cultura em que vivem.

No total, houve 1.665 inscrições nas 123 atividades programadas. Foi, mais uma vez, um festival marcado pela diversidade, com participantes de 24 países e de todas as idades a visitar Barão de São João. Entre os portugueses, além dos residentes no Algarve, o festival atraiu pessoas de localidades como Braga, Porto, Coimbra ou Setúbal.

O Centro Cultural de Barão de São João voltou a ser o local central do evento, funcionando como ponto de encontro e convívio, base do secretariado do festival e espaço de exposição e venda para os artesãos locais. 

O festival, organizado pela Câmara Municipal de Lagos e pela Associação Almargem, que integra o Algarve Walking Season, regressa de 6 a 8 de novembro de 2026.