A zona central do Algarve passou a dispor de uma Base de Heliporto em Serviço Permanente, localizada junto ao quartel dos bombeiros municipais de Loulé.
Segundo revela o "Público", a ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, visitou esta terça-feira as novas instalações desta infra-estrutura, que incluem um edifício com 15 quartos destinados aos pilotos, médicos e enfermeiros que prestam serviço ao helicóptero do INEM, em serviço permanente, bem como aos outros meios aéreos no combate aos incêndios, busca e salvamento.
O edifício da Base representa um investimento de 600 mil euros, suportado pelo município louletano.
Por outro lado, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), a Comunidade Intermunicipal do Algarve – Amal e a Federação dos Bombeiros do Algarve formalizaram um protocolo que visa disponibilizar cerca de 1,2 milhões de euros destinados ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais do Algarve para 2015.
O "Público" destaca que desde montante, a ANPC vai entrar com 953 mil euros e as 16 câmaras municipais da região com os restantes 318 mil euros.
O presidente da Federação dos Bombeiros do Algarve, Paulo Morgado, aproveitou a ocasião para se queixar à ministra que “tarda em aparecer” a lei que proporcione às associações humanitárias e câmaras municipais as condições financeiras para garantir a sustentabilidade e condições operacionais dos bombeiros.
Por seu turno, Anabela Rodrigues anunciou que está para “muito breve” a assinatura da formalização do protocolo que visa criar a base do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) junto à Base do Heliporto em Serviço Permanente, em Loulé, próximo da Via do Infante.