Desporto

“Basket Youth Festival” reúne em Quarteira e Loulé 800 participantes em evento "pioneiro na região"

 
Sob o lema “O sonho começa aqui”, decorre entre 2 e 5 de julho, o festival de basquetebol “Basket Youth Festival”- BYF, a ter lugar nas cidades de Quarteira e Loulé, numa organização do treinador Nuno Martins em parceria com o Clube de Basket de Quarteira (CBQ) Tubarões.

 
Trata-se de um evento desportivo, pioneiro na região. Com capacidade inicial para 800 participantes, entre equipas portuguesas e europeias, a organização diz que as pré-reservas para o evento já encerraram a 27 de janeiro com o pré-registo de 54 equipas nacionais, 8 equipas espanholas e 2 equipas polacas. 
 
“Esta adesão em pouquíssimas semanas, superou todas as nossas expetativas” revelou Nuno Martins, um dos elementos responsáveis pela logística do evento. 
 
“O desafio é agora alargar o leque de disponibilidade de alojamento associado ao torneio, de modo a tornar-se possível dar resposta a outras equipas europeias que nos contactaram com o objetivo de participar (…) É preciso mais alojamento, mais restaurantes, mais parceiros que se associem ao evento de modo a tornar possível a abertura de mais vagas” aponta a organização que não esperava que o evento ganhasse tanta projeção dentro e fora do país.
 
No “Basket Youth Festival”, participam equipas desde o escalão mini 8 até ao escalão Sub 14, abrange jovens nascidos entre os anos de 2006 a 2013. É a primeira organização nacional com tamanha abrangência de escalões. Para a edição de 2021, já se pensa no alargamento ao escalão Sub 16.
 
O CBQ Tubarões congratula-se por trazer ao concelho esta iniciativa, registando o acolhimento da autarquia ao evento, disponibilizando os equipamentos desportivos, entre outros apoios logísticos.