A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António recebeu hoje a visita do Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues, e de alguns membros da delegação regional do sul, que ficaram a conhecer, o Núcleo de Estudo e Intervenção Psicológica do município.
Em comunicado a autarquia refere que numa filosofia de serviço público, o Núcleo que foi criado a 3 de outubro de 2007, "é um projeto pioneiro que presta, de forma totalmente gratuita, serviços de psicologia nas três freguesias do concelho de VRSA e integra uma equipa multidisciplinar constituída por Psicólogos e uma Terapeuta da Fala, num total de nove elementos".
Neste âmbito têm sido desenvolvidas parcerias com outras entidades do concelho, nomeadamente escolas, infantários, centros de saúde, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e Tribunal.
Para Conceição Cabrita, presidente da Câmara Municipal de VRSA, «a visita do Sr. Bastonário representa o reconhecimento da visão estratégica do município na área da intervenção psicológica e valoriza os contributos que o NEIP tem prestado à população de todo o concelho, com maior incidência na comunidade escolar e população adulta».
De acordo com o Bastonário da Ordem dos Psicólogos, Francisco Miranda Rodrigues, este «constitui um exemplo das boas práticas da intervenção psicológica atual que deve ser disseminado e replicado noutros municípios», apontando «a importância da administração local na promoção do bem-estar e das necessidades das populações».
A visita ao concelho de VRSA integra-se no âmbito do projeto «Trilhos da Psicologia», em que a Ordem dos Psicólogos Portugueses procura realizar numa maior proximidade com os seus membros e com os seus locais de trabalho, desenvolvendo visitas institucionais e encontros com colegas de profissão.
Durante a iniciativa, a ordem reuniu também com vários profissionais que trabalham no concelho de Vila Real de Santo António.