Sociedade

Batata doce de Aljezur presente à mesa no Natal

Numa quadra onde dispara o consumo de doces, o Algarve brinda com as receitas de batata doce que, fazem as delícias à mesa na noite de Natal.

PUB
 
Conhecida pelo seu aroma e sabor genuínos, a batata doce de Aljezur é cada vez mais utilizada na confecção dos doces natalícios. 
 
Quem o comprova são as muitas pastelarias que, nesta altura «não dão mãos a medir» às encomendas para confeccionar as tradicionais «empanadilhas», cujo nome em todo o território é conhecido por «azevias».
 
Dizem os mestres pasteleiros que, quem visita o Algarve nesta altura do ano, não resiste a levar consigo uma empanadilha de batata doce, «pelo seu sabor genuíno e diferente de qualquer outra região do país».
 
Os pasteleiros realçam que, pela sua qualidade, é um produto que sai mais caro à confecção das empanadilhas, mas «que compensa devido à diminuição de açúcar que se coloca. 
 
Essa redução de açúcar, torna as empanadilhas algarvias muito mais doces e saudáveis ao mesmo tempo».
 
Um pouco por toda a região, apesar das diversas formas de confeccionar o recheio (amêndoa ou gila) a batata doce continua a fazer as delícias dos apreciadores de fritos de Natal.