Política

BE aponta perigos que podem pôr em causa sustentabilidade turística e ambiental no Algarve

Em recente visita à região, a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, terá afirmado que o Algarve tem todas as condições para ser líder mundial do turismo sustentável, referindo-se não só à diversidade da oferta turística na região mas também à própria sustentabilidade ambiental, no contexto da assinatura de um protocolo para a instalação de postos de carregamento de automóveis elétricos.

PUB
 
O Bloco de Esquerda do Algarve diz concordar com a secretária de estado na avaliação das condições que o Algarve ainda tem para liderar no turismo sustentável. 
 
No entanto em comunicado o BE, alerta "que a sustentabilidade ambiental, fundamental para preservar as condições ambientais, paisagísticas e até climatéricas que atraem os turistas para a região, não se limita a ser uma questão de postos de carregamento de veículos elétricos".
 
Os Bloquistas chamam a atenção de que é preciso não esquecer que, apesar de terem sido anuladas várias licenças de prospeção e exploração petrolífera, ainda existem algumas em vigor sendo "fundamental dar o mesmo destino das restantes".
 
A especulação imobiliária está de volta e em força, cobiçando algumas das poucas zonas ainda razoavelmente preservadas do litoral algarvio, com especial gravidade e urgência para o empreendimento previsto para a Lagoa dos Salgados, entre Silves e Albufeira, "que apesar de ser apresentado como ecológico se prepara para destruir uma das principais zonas húmidas de água salgada do litoral a sul do Tejo".
 
O BE Algarve gostaria de ver "mais ação concreta e menos palavras para pôr fim aos piores desmandos e impedir a continuada degradação da qualidade ambiental e paisagística na região", assim como regras firmes e compreensíveis por todos contra a construção em cordões dunares, medida elementar de precaução contra os efeitos do aquecimento global, em vez das ambiguidades atuais, que parecem só a travar quando a construção não é levada a cabo por entidades com poder económico.
 
Algarve Primeiro